Postos Médicos Avançados cuidam do coração de torcedores

3 de julho de 2014 - 19:23

A forte emoção que marcou o jogo entre Brasil e Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), tem grandes possibilidades de se repetir nesta sexta-feira, 4 de julho, em Fortaleza, quando a seleção canarinho enfrenta a Colômbia pelas quartas de final, na Arena Castelão. A tensão da partida experimentada pelos torcedores aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como infarto e crises de hipertensão. Nesses casos, os Postos Médicos Avançados (PMAs) mantidos pela Secretaria da Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza no entorno do Castelão e na Fan Festa do Aterro da Praia de Iracema estão preparados para atender os torcedores.

Pesquisa realizada na Alemanha durante o mundial de 2006 constatou que eventos esportivos como os jogos da Copa do Mundo podem aumentar em até 3,8 vezes a chances de infarto do miocárdio em homens e 1,8 em mulheres em relação aos dias normais. O estresse emocional – muita alegria ou tristeza – funciona como um gatilho que, somado aos fatores de risco como hipertensão, diabetes, histórico familiar de doenças crônicas, sedentarismo, tabagismo e infartos anteriores, pode elevar o número de casos, principalmente quando os jogos forem da seleção do país de origem do torcedor. No Brasil, a pesquisa “Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares”,  desenvolvida por pesquisadores da USP-Ribeirão Preto e publicada no ano passado, comprovou o fato.

Para reduzir os riscos, os torcedores devem adotar medidas preventivas, especialmente as pessoas com predisposição a problemas cardiovasculares. O recomendado é manter a alimentação nos horários corretos, a hidratação, usar roupas confortáveis, não fazer uso de bebida alcoólica se estiver tomando alguma medicação, reduzir ou mesmo evitar o consumo de bebidas e alimentos salgados e gordurosos, como a maioria dos tira-gostos. É fundamental que pessoas que fazem uso de alguma medicação não interrompam o tratamento. E aquelas com doença coronariana devem ter sempre a medicação de urgência prescrita pelo médico.

No dia do jogo, quem estiver no entorno da Arena Castelão ou na Fan Fest e sentir dores no peito, cabeça, braço esquerdo, mandíbula, taquicardia, sudorese, tontura e náuseas deve pedir ajuda a quem estiver perto e procurar imediatamente o Posto Médico Avançado mais próximo. Os PMAs dispõem de 12 leitos e estrutura, insumos e medicamentos para o acolhimento com classificação de risco, observação, pequenas cirurgias, estabilização e suporte básico e avançado de vida, conforme estabelece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a assistência à saúde em eventos de massa, com equipes de dois médicos, dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem. Equipados com respirador, desfibrilador, monitor cardíaco, oxímetro e eletrocardiógrafo, os PMAs têm capacidade de atender inclusive casos de parada cardíaca.

O importante é sempre ficar atento a situações de mal-estar nos momentos de tensão. Depois do atendimento no PMA, o paciente pode ser liberado ou removido para uma unidade de retaguarda, dependendo da gravidade do caso. Foi o que aconteceu na vitória da Costa Rica sobre o Uruguai, por 3 a 1, na Arena Castelão, ainda pela fase de grupos, que definiu a passagem dos “Ticos” para as oitavas de final. Um torcedor costarriquenho recebeu o primeiro atendimento no PMA e foi removido para o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, referência no país nas áreas da cardiologia e pneumologia, onde foi atendido e, em seguida, liberado.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara