Samu 192 Ceará divulga calendário de treinamento para os profissionais do serviço

7 de março de 2023 - 11:04 # # # #

Arte gráfica: Valde Cabral

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará divulgou nesta terça-feira (7), o calendário de formações e treinamentos para os trabalhadores atuantes no serviço. Atualmente, são 1.916 profissionais, dentre eles, enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e condutores socorristas. Segundo a Portaria 2048 publicada em 2002 pelo Ministério da Saúde, esses profissionais precisam ser capacitados e certificados para a função que exercem no serviço.

As formações são ofertadas pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu Ceará e têm como temas o Suporte Básico de Vida e habilidades em geral no Atendimento Pré-Hospitalar. Com a nova reestruturação do núcleo, houve a descentralização das atividades. Deste modo, as formações chegam ainda mais fortalecidas às macrorregiões do Cariri, Sertão Central, Sobral e Vale do Jaguaribe, além do Eusébio.

“Os profissionais do Samu Ceará são treinados para um atendimento diferenciado, específico para esta área pré-hospitalar”, explica Yury Tavares, coordenador do NEU. “Quando oferecemos este treinamento, possibilitamos as atualizações necessárias que surgem a cada ano”, afirma.

O Samu 192 Ceará é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e é administrado desde 2022 pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).

O objetivo do NEU, segundo Tavares, é realizar treinamentos de educação permanente em saúde voltados ao cotidiano de trabalho do profissional, tendo como referências as próprias vivências dos trabalhadores durante os atendimentos.