Histórico

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, inicialmente chamado de Samu Litoral Leste, começou suas atividades no Estado em dezembro de 2007, com duas Unidades de Suporte Avançado (USAs) e dez Unidades de Suporte Básico (USBs), sendo reguladas pela Central de Regulação das Urgências (CRU) do Eusébio, que à época realizava a cobertura de 14 municípios. O Serviço foi inaugurado oficialmente em 30 de janeiro de 2008.

 

A primeira expansão do Serviço ocorreu entre 2011 e 2012, com a nomenclatura de Samu Ceará Polo I, atendendo, além do Litoral Leste, as regiões Metropolitana de Fortaleza, Litoral Oeste e Maciço de Baturité, passando a cobrir 46 municípios.

 

Em 2013, a segunda expansão como Samu Ceará Polo II passou a atender a região do Sertão Central, cobrindo 79 municípios. A terceira ampliação ocorreu em 2014, como Samu Ceará Polo III, com a CRU de Juazeiro do Norte, atendendo ao Centro Sul e ao Cariri, além do município de Tauá, e passando a cobrir um total de 129 cidades cearenses. Em 2017, ocorreu a mudança de nomenclatura de Samu Ceará Polo I, II e III para Samu 192 Ceará.

 

Diante da necessidade de atender a 100% dos municípios do Estado e de garantir melhorias ao Serviço, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, em 2018, um novo projeto de expansão, com a aquisição de 67 novas ambulâncias, bem como a contratação de novos profissionais para compor as equipes. Esta última etapa foi concluída em 2020, após adesão do Samu Sobral, antes municipalizado, ao Samu 192 Ceará, o que possibilitou atender à região Norte e ampliou sua cobertura a 100% do Estado.

 

O Samu 192 Ceará possui, atualmente, três Centrais de Regulação das Urgências: a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral. Ao todo, são 121 Bases de Apoio e 166 unidades móveis, sendo três de resgate aeromédico, 29 USAs, 131 USBs e três motolâncias.