Ouvidoria

 

A Ouvidoria é uma importante ferramenta de diálogo entre o poder público e o cidadão. Funciona como um espaço de escuta e de acolhimento para receber manifestações diversas da população, como elogios, sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e pedido de informação. Na Ouvidoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, as demandas são acolhidas e respondidas no prazo de até 20 dias, com prorrogação de até dez dias. A participação de cada cearense, por meio da Ouvidoria, além de um exercício democrático, garante a contínua melhoria dos serviços prestados à população.

 

A Ouvidoria do Samu 192 Ceará é coordenada pela Ouvidoria da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), vinculada ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado do Ceará e ainda é parte integrante da Rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Esta estrutura segue o Decreto Estadual Nº 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, em consonância com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

 

 

Ouvidoria Samu 192 Ceará

Ouvidora do Samu Ceará: Isabel Sousa | isabel.sousa@samu.saude.ce.gov.br
Telefone: (85) 3260-3849
E-mail: ouvidoria@samu.saude.ce.gov.br
Endereço: Av. Almirante Barroso, 600, Bloco E, 1º andar – Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

 

 

Atribuições

 

a) Receber e examinar as manifestações de cidadãos relacionadas às ações e a serviços de proteção, promoção e recuperação da saúde sob responsabilidade do Samu 192 Ceará

b) Encaminhar aos órgãos competentes as manifestações recebidas, acompanhar suas soluções e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas;

c) Zelar pela preservação dos aspectos éticos, de privacidade e confiabilidade em todas as etapas do processo de recebimento e encaminhamento das manifestações dos usuários;

d) Fornecer orientações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os direitos dos cidadãos pertinentes aos serviços de saúde pública;

e) Implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS no âmbito do Estado;

f) Estimular e apoiar o processo de descentralização das Ouvidorias do SUS no Ceará;

g) Integrar a Rede de Ouvidorias da Sesa, que congrega os serviços das 70 Ouvidorias existentes nas unidades prestadoras de serviço da pasta e nas Coordenadorias Regionais de Saúde;

h) Organizar e sistematizar o conjunto das manifestações recebidas pelo Samu 192 Ceará, visando a subsidiar a análise e a avaliação dos serviços ofertados pelo Samu 192 Ceará;

i) Incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas visando à produção do conhecimento no campo das Ouvidorias do SUS;

j) Articular e monitorar a Carta de Serviços no Samu 192 Ceará

k) Gerenciar a pesquisa de satisfação dos serviços prestados pelo Samu 192 Ceará

l) Assegurar o cumprimento das normas relativas ao acesso à informação, monitorando sua implementação e orientando as unidades do Samu 192 Ceará

Canais oficiais

 

 

 

Relatórios

 

 

Outras informações

Atendimento: 0800 275 1520

Central da Ouvidoria Geral do SUS/MS: 136

Central da Plataforma Ceará Transparente: 155