Gerência da Qualidade
1. Gerência da Qualidade e Segurança do Paciente (GQSP)
A Gerência de Qualidade e Segurança do Paciente (GQSP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, tem como objetivo uniformizar e introduzir a Gestão da Qualidade como ferramenta de aprimoramento, bem como, difundir a cultura de segurança do paciente na instituição visando a assistência segura e de qualidade, reduzindo os riscos a um mínimo aceitável. A GQSP busca a excelência na prática multidisciplinar, aliando conhecimentos técnicos e científicos com as estratégias de gestão.
1.1 Atribuições e competências
I. coordenar a implantação e gestão do sistema de qualidade, através da implantação e implementação de boas práticas na instituição, conforme orientações dos órgãos competentes;
II. acompanhar e gerenciar as atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico do Samu 192 Ceará, através do monitoramento de indicadores e metas pactuadas, análise de resultados e implantação de planos de ação em parcerias com os setores envolvidos;
III. analisar os procedimentos existentes, e execução das tarefas, em todas as áreas do Samu 192 Ceará, visando à sua padronização e formalização;
IV. realizar a gestão documental no que diz respeito ao controle,revisão e validação dos documentos institucionais, apoiando os setores na construção de seus documentos, visando a padronização destes;
V. fomentar a cultura de segurança do paciente na instituição, através de visitas técnicas, palestras, treinamento e distribuição de material infográfico;
VI. gerenciar as atividades da Comissão de Segurança do Paciente, estabelecendo os critérios de funcionamento e análise periódica da participação dos membros e efetividade do grupo;
VII. auxiliar na implantação de mecanismos para identificar e avaliar a existência de falhas nos processos assistenciais que possam causar dano ao paciente;
VIII. implantar, monitorar e avaliar o Plano de Segurança do Paciente do Samu 192 Ceará e ações de Segurança do Paciente conforme preconizado na Portaria 529/2013 Ministério da Saúde / Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
IX. estimular a cultura justa, onde erros/falhas não são puníveis, mas os desvios de condutas não serão tolerados.
X. liderar e colaborar com a elaboração de protocolos assistenciais e organizacionais;
XI. apresentar relatório quadrimestral de suas atividades desenvolvidas;
XII. contribuir na elaboração do Relatório Anual de Gestão (RAG);
XIII. apoiar a Superintendência e direções na produção de apresentações quando necessário;
XIV. gerenciar, colaborar e acompanhar a implantação e o funcionamento das Comissões no serviço;
XV. gerenciar, colaborar e acompanhar o projetos externos em que o serviço seja contemplado;
XVI. elaborar, em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom), o Boletim Quadrimestral de indicadores.
Gerente:
Dherlen Lemos da Silva – Psicóloga Esp. em Qualidade e Segurança do Paciente
Assessoria:
Amanda Castro e Silva – Enfermeira Esp. em Qualidade e Segurança do Paciente