Profissionais do Samu Ceará realizam primeiro parto, em 2024, dentro da ambulância

22 de janeiro de 2024 - 12:14 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto: Fátima Holanda
Fotos: Divulgação


Médico Francisco Djailson segura a bebê no colo dentro da ambulância

A pequena Francisca Ayla já veio ao mundo com emoção. Ela nasceu, na noite de domingo (21), em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, entre os municípios de Hidrolândia e Ipu, Região Norte do Estado. A mãe, Luana Rodrigues, 42 anos, estava com 39 semanas de gestação.

O nome da criança seria Ayla Vitória, mas integrantes da equipe que ajudou no parto chamam-se Francisco. A mãe resolveu mudar o primeiro nome da recém-nascida como forma de homenagear os profissionais. “Foi uma sensação única, emoção que não cabe no peito”, lembra a mãe.

O médico, Francisco Djailson Muniz, trabalha no Samu Ceará há quase quatro anos. Foi a primeira vez que realizou um parto dentro da ambulância. “Foi um momento gratificante e uma sensação indescritível. Ajudar uma vida a vir ao mundo, ver nos olhos e no sorriso da mãe a felicidade de ter seu filho nos braços, é sempre muito satisfatório”, destaca o profissional.

“O atendimento foi maravilhoso para toda equipe, com bastante segurança. Agradeço a Deus por colocar esses profissionais capacitados no meu caminho”, disse emocionada Luana.

A recém-nascida de 2,8 kg é a caçula de três filhos de Luana. Mãe e bebê recebem os cuidados no hospital de Ipu, e passam bem. Além do médico, participaram da ocorrência o enfermeiro, Francisco Sales, e o condutor socorrista, Wagner Lopes.


Condutor Socorrista, Wagner Lopes, médico Francisco Djailson e o enfermeiro Francisco Sales

 

O médico realizou a manobra de parto pélvico na gestante que ocorre quando o bebê nasce sentado. “O parto pélvico possui seus riscos, mas a equipe é preparada para essas possíveis eventualidades e conseguimos realizar sem nenhuma intercorrência”, finalizou Muniz.