Samu 192 Ceará orienta sobre como desengasgar bebês

20 de março de 2023 - 16:18 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto/fotos/vídeo: Fátima Holanda

O engasgo em bebês é uma situação de emergência que pode acontecer com muita facilidade, inclusive durante o aleitamento, pois os pequenos ainda estão em processo de desenvolvimento de habilidades de mastigação. Neste sentido, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará reforça a importância de os pais ou responsáveis saberem manobras corretas para desengasgar as crianças.

Yury Tavares, coordenador do Núcleo de Educação e Urgências (NEU), orienta que em casos de engasgo é fundamental agir rapidamente e tomar as medidas de primeiros socorros necessárias. No caso de bebês, é importante saber realizar a manobra de desobstrução das vias aéreas.

“É importante que as pessoas saibam como realizar os primeiros socorros caso alguém engasgue, para ajudar a salvar a vida de quem esteja precisando. O engasgo é uma condição séria que pode ser fatal se não for tratada logo”, lembra Yury.

O coordenador reforça que a população deve ter em mente que, em casos de urgência, é preciso acionar o Samu 192 Ceará o mais rápido possível. Assim, quem está precisando vai receber o atendimento necessário o mais breve possível. O serviço contém uma equipe de profissionais capacitados e treinados para prestar os primeiros socorros em casos de emergência e salvar vidas.

Em agosto de 2022, o médico da Central de Regulação de Urgências do Eusébio, Jefferson Oliveira, atendeu a uma ocorrência de um recém-nascido de 20 dias vítima de engasgo durante a amamentação. Na ocasião, o profissional orientou sobre a manobra para desengasgar bebê por telefone e, com isso, o bebê foi desengasgado. Por precaução foi enviada uma ambulância ao local que encaminhou a criança para uma Unidade de Saúde.

Escute o áudio:

Manobra para desengasgar bebês 

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a passagem de ar. Na manobra, as mãos devem ser utilizadas para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.

O Samu 192, que integra a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), tem a responsabilidade social de oferecer educação em urgência aos seus profissionais e à população em geral.

Veja o vídeo – manobra para desengasgar bebês