Samu Ceará está com inscrições abertas para o Curso de Urgências e Emergências em Saúde Mental

11 de maio de 2023 - 11:40 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará está com inscrições abertas para o Curso de Urgências e Emergências em Saúde Mental, que acontece de forma online a partir do dia 16 de maio. A capacitação tem como público-alvo os profissionais do Samu 192 Ceará e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Os encontros vão ser de forma online e vai contar com carga horária de 40 horas, as quais serão divididas em nove módulos. As aulas serão ministradas por profissionais da Saúde Mental do Estado vão ministrar as aulas. As inscrições vão até dia 15 de junho.

O curso terá aulas disponibilizadas às terças-feiras em ambiente virtual. No entanto, para marcar a abertura, nesta sexta-feira (12), o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará vai realizar webconferência sobre os Primeiros Socorros Psicossociais. A palestra vai ser concedida pela psicóloga Cearense, Ticiana Paiva. A profissional de saúde, Lucciana Gomes, que é instrutora do Núcleo de Educação do Samu 192 do Distrito Federal, vai contar sua experiência no Serviço. O encontro começa a partir das 20 horas.

Para o coordenador do NEU, Yury Tavares, é preciso qualificar os profissionais para que a assistência à população tenha sempre de qualidade. “Precisamos treinar os colaboradores para saber agir da melhor maneira possível frente a este tipo de situação, pois o Samu Ceará faz parte da rede de atendimento psicossocial do Estado”, pontuou o coordenador.

De acordo com a portaria Nº 1.010, de 21 de maio de 2012, do Ministério da Saúde é obrigatório a qualificação dos profissionais do Atendimento Pré- Hospitalar (APH).

Serviço:

Lançamento do Curso de Urgências e Emergências em Saúde Mental
Data: 12 de maio
Hora: 20 horas

Inscrições: 

Regiões de Saúde: Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central, clique aqui.

Região de Saúde: Juazeiro do Norte, clique aqui

Região de Saúde: Sobral, clique aqui.