Profissionais do Samu Ceará da Região Norte realizam parto em ambulância
24 de junho de 2024 - 10:15 #atendimento pré-hospitalar #parto #Samu Ceará #Samu192
Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto: Fátima Holanda
Foto: Arquivo Pessoal
A pequena Diamara Nascimento já veio ao mundo com emoção. Ela nasceu, na noite de domingo (23), por volta das 22h15, na ambulância de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, no município de Novo Oriente, região de Crateús. A mãe, Daiane Nascimento, 23 anos, estava com 36 semanas de gestação.
O Samu Ceará foi acionado por volta das 21 horas para atender a ocorrência no distrito de Várzea dos Angicos, em Novo Oriente. A bolsa tinha estourado. Foi o primeiro parto realizado dentro da ambulância pelas profissionais de plantão.
A condutora socorrista, Symoni Sampaio, trabalha no Samu Ceará há quatro anos na Base Polo de Crateús. “Muito emocionante, estávamos no caminho quando percebemos que a criança já ia nascer. Então parei a ambulância na estrada, e fizemos o parto ali mesmo”, disse a profissional.
“O atendimento das profissionais foi muito bom”. Ocorreu tudo bem, e a criança nasceu saudável, disse Daiane.
A recém-nascida de 2,9 kg é a caçula de três filhos. Mãe e bebê recebem os cuidados no hospital de Novo Oriente, e passam bem. Além da condutora socorrista, a técnica de enfermagem Graziely Sousa também participou do parto. “Só pensei em como poderia dar o meu melhor para a paciente e a bebê. Fiquei muito feliz por tudo ter ocorrido bem nesse primeiro parto que realizei dentro da ambulância”, disse Sousa.