Profissionais do Samu Ceará participam do Curso de Integração em Atendimento Pré-Hospitalar Tático

26 de junho de 2024 - 13:45 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto/fotos: Fátima Holanda

Treinamento prepara profissionais do Samu para ocorrências em ambiente hostil

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará participaram, nesta terça (25) e quarta-feira (26), do Curso de Integração em Atendimento Pré-Hospitalar Tático. O primeiro dia de treinamento abordou o conteúdo teórico. Já o segundo, foi dedicado à aula prática com simulação realístico.

A capacitação realizada pelo Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), teve como objetivo treinar os profissionais do Samu Ceará para atendimentos em ambiente hostil, ou seja, que podem apresentar perigos ao Samu, mesmo não sendo a rotina do serviço. A iniciativa, do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará, é mais uma segurança nas ações do Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O Superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, participou da abertura do curso. “Estou sempre em busca da melhor condição e formação para o profissional do Samu Ceará. Estou muito feliz com a realização desse treinamento de APH tático”, destacou Nilson.

 

Treinamento

O condutor Socorrista da Base Polo de Itapipoca, Raul Santos, classificou o curso como “enriquecedor”

 

O condutor Socorrista da Base Polo de Itapipoca do Samu 192 Ceará, Raul Santos, atuando há quase cinco anos no Serviço, é um dos 35 profissionais que participaram da capacitação. “É com grande alegria para nós, profissionais, participarmos deste treinamento com alto nível de aprendizado. Foi um momento muito enriquecedor”, enfatizou.

“A ideia é replicar esse curso para os profissionais das Regiões Norte e Cariri. A execução desse curso é a realização de um sonho, que vem sendo construído há quase dois anos”, destacou o diretor do NEU, Yury Tavares.

 

O curso foi realizado durante dois dias, sendo o primeiro teórico e o segundo prático

BEPI

Especializado em ocorrências de alta complexidade em todo o território estadual, os instrutores do BEPI focaram as orientações na atuação do profissional da saúde quando estiver na conhecida “zona quente”. O cabo Mendonça, que é responsável pelas instruções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no órgão, foi o instrutor da capacitação para os profissionais do Samu Ceará. “É um crescimento profissional. O Samu Ceará está dando um passo à frente em muitas instituições pelo Brasil, trazendo esse treinamento”, finalizou.

Fotos