Samu 192 Ceará conta com serviço de Ouvidoria

14 de março de 2024 - 17:07 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto/Foto: Fátima Holanda
Arte gráfica: Juliel Veras

O controle social de instituições públicas é direito dos cidadãos e instrumento capaz de transformar as organizações. Neste intermédio, o trabalho do ouvidor, profissão celebrada nacionalmente neste sábado (16), tem-se o reconhecimento da importância do papel desse profissional na promoção da transparência e do diálogo entre as instituições e seu público.

Para a ouvidora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, Michele Osterno, a Ouvidoria pode ajudar a melhorar o Sistema Único de Saúde do Ceará (SUS), organizando e interpretando as informações que recebe da sociedade, por meio de condutas que inspire a credibilidade, a ética e o respeito ao cidadão.

A profissional começou a fazer parte do quadro de colaboradores do Serviço em fevereiro deste ano, admitida no último concurso público ocorrido em outubro de 2021, realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará. Ela tem formação em Ouvidoria pública, mas essa é a primeira vez que trabalho no ramo.

“Estou gostando bastante de trabalhar no Samu 192 Ceará, pois gosto de interagir e auxiliar as pessoas na busca da resolução de suas demandas e de contribuir, de alguma forma, para o aprimoramento do serviço e a melhoria da gestão pública”, diz Osterno.

A Ouvidoria do Samu 192 Ceará é responsável pelo acolhimento, tratamento e resposta às manifestações recebidas do público interno e externo. O serviço é coordenado pela Rede de Ouvidoria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A estrutura segue o Decreto Estadual Nº 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, em consonância com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

De outubro de 2023 até o dia 12 de março deste ano, a Ouvidoria do Samu 192 Ceará recebeu 117 manifestações por e-mail, pelo canal 155 e pelo Ceará Transparente.