Samu Ceará no Cariri recebe homenagem na Câmara dos Vereadores, em Juazeiro do Norte

6 de março de 2024 - 11:35 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto: Fátima Holanda
Fotos: Divulgação/Câmara Municipal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Ceará, na Região do Cariri, foi homenageado pelos 10 anos do Serviço, na tarde de terça-feira (6), na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte. Estiveram presentes na homenagem os profissionais do Samu Ceará, parlamentares e autoridades locais.

O Coordenador da Central de Regulação de Urgências no Cariri, Marco Rulim, destaca a dedicação dos que atuam no Serviço. “Quero expressar a mais profunda gratidão a todos os profissionais do Samu 192 Ceará, principalmente da região do Cariri, que dedicam suas vidas a esta nobre missão”.

A Central de Regulação do Samu 192 Cariri foi implantada em 1º de março de 2014. Em 10 anos, atendeu 220 mil ocorrências entre atendimentos e transferências de pacientes. O Samu 192 tem gestão tripartite, onde engloba as três esferas da administração pública, Governo Estadual, Governo Federal e municípios. O Governo Federal fornece as ambulâncias, já ao Estado cabe contratar os profissionais de saúde e garantir a manutenção da frota. Os municípios são responsáveis por disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local.

“Esses profissionais são os heróis silenciosos que trabalham diuturnamente, sempre prontos para agir, independentemente das circunstâncias. Seu comprometimento, coragem e compaixão são verdadeiramente inspiradores”, lembra Rulim.

O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita feita por meio do 192.