Samu Ceará: confira algumas dicas para uma Semana Santa tranquila

21 de março de 2024 - 17:27 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto: Fátima Holanda

No período da Semana Santa existem algumas emergências podem acontecer, tanto em ambientes familiares, quanto em ambientes festivos. O mal súbito, por exemplo, caso em que uma pessoa pode perder a consciência; engasgos, dos mais diversos tipos; as convulsões, entre outras, precisam de atendimento. O socorro deve ser prestado o mais rápido possível. Caso você não saiba como proceder nesses e em outros casos, o mais indicado é ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Assim, as primeiras orientações poderão ser passadas e ajudar no atendimento.

O diretor do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu 192 Ceará, Yury Tavares, cita algumas ocorrências que podem surgir durante o feriadão. Muitas vezes, as pessoas que estão próximas desses acontecimentos não sabem como proceder. Daí a importância de procurar o serviço especializado.

“O condutor de moto não deve ingerir bebidas alcoólicas ao pilotar, como também não usar capacetes afivelados incorretamente ou que não estejam em boas condições de uso”, cita Tavares. Para os condutores de carros, usar sempre o cinto de segurança, não beber ao dirigir. O condutor e o passageiro têm que usar cinto de segurança, mesmo que esteja no banco traseiro.

Numa época em que os cristãos católicos costumam comer peixe, uma dica pode evitar os engasgos com espinhas. É importante que a pessoa, ao ingerir o alimento, mastigue mais lentamente. Fica mais fácil perceber a presença de espinhas. “E caso se engasgue, a orientação é que procure algum serviço médico. Pode ser uma Unidade de Saúde mais próxima. É possível também ligar para o Samu 192. O profissional passa as orientações por telefone de como proceder”, alerta Yury.

O Samu 192 Ceará cobre 100% dos municípios do Estado, exceto a capital Fortaleza, onde é municipalizado. Possui três Centrais de Regulação das Urgências – localizadas em Eusébio, em Sobral, na Região Norte, e em Juazeiro, na Região do Cariri. São responsáveis pela regulação de 121 bases descentralizadas em todas as regiões cearenses. Os chamados são encaminhados a uma Central de Regulação das Urgências, onde técnicos coletam as primeiras informações e direcionam os atendimentos aos médicos reguladores.

Como proceder em caso de alguma dessas ocorrências:

Acidente Vascular Cerebral (AVC) – pode ser alguma alteração de movimento em um dos lados do corpo, alguma alteração de fala ou alguma alteração de entendimento. Uma pessoa que estava falando normalmente e, de repente, não consegue mais falar, não consegue mais entender ou não consegue mexer algum lado do corpo. Qualquer uma dessas alterações, pode sinalizar algum tipo de AVC e, nessas situações, tem que buscar algum serviço de saúde e, ao mesmo tempo, ligar para o Samu 192.

Convulsões – deve-se proteger principalmente a cabeça para que a pessoa não tenha algum dano no momento da convulsão no chão, caso esteja convulsionando e batendo a cabeça.

Engasgos – existem dois tipos, os leves e os graves. O engasgo leve é quando há necessidade de acalmar a pessoa, pois ainda consegue tossir, respirar e falar.

No engasgo grave – se souber, fazer as manobras de desobstrução, conhecida como manobra de Heimlich. Deve-se iniciar rapidamente e, ao mesmo tempo, ligar para o Samu 192 para receber mais orientações.

Mal súbito – deve-se sempre testar a responsabilidade para saber se aquela pessoa desmaiou, se ainda tem consciência ou se se trata de uma parada cardiorrespiratória, que é a situação mais grave.