Governador inaugura a 15ª UPA 24h nesta quarta-feira, 15, em Crateús

13 de janeiro de 2014 - 20:35

Em Crateús, na região do Sertão Central, o governo do Estado construiu três unidades  especializadas de saúde: Centro de Especialidades Odontológicas regional, a policlínica regionais e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). O CEO regional já funciona desde 2011 e atende toda população da 15ª Região de Saúde. Na policlínica regional estão sendo feitos os últimos serviços para ser inaugurada. Já a UPA 24h será inaugurada nesta quarta-feira, 15, às 17 horas. O atendimento começa logo após a solenidade de inauguração. A UPA nunca fecha, atende todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, os casos de urgência e emergência dos 72.812 habitantes de Cratéus.

Nas obras e aquisição de equipamentos foram investidos R$2.887.320,45, recursos do governo do Estado e governo federal. Com porte 1, a UPA 24 horas tem oito leitos e fará atendimento médico nas especialidades de clínica geral e pediatria, além de serviços de enfermagem, em diferentes casos de urgência e emergência, como dores no peito, crise de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas. Os moradores de Crateús terão acesso também a exames, entre eles o raio x.

Rede de urgência e emergência

Com a UPA em Crateús aumenta para 15 o número de unidades em funcionamento, construídas  pelo governo do Estado em parceria com o governo federal.  As 14 já entregues à população em diferentes regiões estão em pleno funcionamento. Seis atendem na capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Wálter e Conjunto Ceará, e as outras 8 em Maranguape, Caucaia, Eusébio, Pentecoste, São Benedito, Horizonte, Pecém, Tauá e Eusébio. Municípios, o Estado e a União.  Há mais sete UPAs sendo concluídas em Aracoiaba, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Aracati, Russas e Quixadá. Elas formam a nova rede de urgência e emergência do Ceará.

Classificação de risco

Com as UPAs 24h a superlotação nos hospitais é reduzida, com a população tendo mais acesso aos serviços de saúde perto de casa e em melhores condições e estruturas modernas.  Nas UPAs 24 horas o atendimento é feito por classificação de risco. Ou seja, os pacientes graves são atendidos mais rápido – veja o grau de gravidade dos casos e o tempo de atendimento.

alt

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara