Profissionais do Samu 192 Ceará realizam parto em Itapipoca

29 de novembro de 2022 - 18:46 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda
Foto: Divulgação

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará atendeu nesta terça-feira (29) uma ocorrência bastante especial no município de Itapipoca. A chegada da pequena Zoe Gonçalves. Grávida de 39 semanas, Naiara Gonçalves começou a sentir contrações ainda pela manhã. Por volta das 14 horas, as dores se intensificaram e a família foi ao Hospital. Mas a caminho da Unidade de Saúde a bolsa rompeu e a pequena começou a vir ao mundo.

De acordo com Felipe Lima, pai da criança, ao perceber que Zoe já estava nascendo, ele resolveu parar o carro em frente à Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará de Itapipoca. Lima é soldado do Corpo de Bombeiros de Itapipoca. Antes mesmo de a equipe chegar ao encontro da família, o pai, que é soldado do Corpo de Bombeiros de Itapipoca, já havia realizado o parto da filha.

Formada pelo médico Leandro Oliveira, a enfermeira Nara Braga e o condutor socorrista, Jairo Ronne, a equipe do Samu 192 Ceará continuou os procedimentos médicos de cuidado da mãe e do bebê.

“Foi muito intenso”, afirmou Lima, “trabalho na área e sei que posso estar em uma situação dessa a qualquer momento, mas nunca imaginei que seria com a minha própria esposa, como aconteceu nesta tarde”, relata. “Quando vi que tirei a criança e ouvi o choro, vi que foi um alívio pra mim e esposa. Uma sensação de que estava tudo bem”, emociona-se.

Após conferir os sinais vitais e realizar os primeiros procedimentos básicos, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) levou a mãe e a bebê para uma Unidade de Saúde de Itapipoca. As duas passam bem. Zoe, que tem outros dois irmãos, nasceu com 3,750kg.

“Foi bastante emocionante, pois já estávamos vindo de um atendimento gravíssimo de um recém-nascido de 27 semanas em Uruburetama”, contou o médico Leando Oliveira. “Foi a primeira vez que participei de um parto fora de um ambiente hospitalar, e sim dentro de um carro”, relata.