Profissionais do Samu 192 Ceará são homenageados pela Ouvidoria

23 de dezembro de 2022 - 09:24 # # #

Texto: Fátima Holanda

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará que foram elogiados pelos usuários através da Ouvidoria do órgão durante o ano de 2022 foram homenageados na última quinta-feira, 15. Ao todo, 141 trabalhadores – entre condutores socorristas, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, de todas as regiões de saúde do Estado – receberam certificados em reconhecimento à qualidade do atendimento prestado.

O evento foi realizado na última quinta-feira, 15, de forma online, e contou com 230 participantes. Em um só tempo, a ação buscou valorizar os trabalhadores e incentivar a humanização na assistência.

O superintendente do órgão, Nilson Mendonça Filho, participou da solenidade de entrega dos certificados e ressaltou a importância do reconhecimento. “Agradeço a vocês, profissionais do Samu 192 Ceará, que estão na ponta se dedicando diariamente, dia e noite, na madrugada, na chuva e no sol. É muito gratificante. Sei da emoção que sentem de estar numa ocorrência ajudando um paciente. Sei dessa emoção”, destacou o médico.

A condutora socorrista da Base de Crateús, Symoni Sampaio, foi uma das homenageadas. “Para mim, é uma satisfação e privilégio fazer parte desse serviço, e mais gratificante ainda é quando somos reconhecidos e elogiados pelos pacientes e seus familiares. Esse certificado de elogio do Samu 192 Ceará é tão importante quanto atender uma vítima de trauma ou clínico, porque isso mostra o quanto nosso trabalho é valioso e estamos dando nosso melhor e exercendo com competência”.

A solenidade de entrega dos certificados foi uma iniciativa da Ouvidoria do Samu 192 Ceará. “Esse encontro serviu para valorizar e homenagear nominalmente os profissionais. Além disso, é uma oportunidade de divulgarmos o serviço da Ouvidoria como um canal de recebimento de elogios, dando visibilidade ao trabalho das equipes do Samu 192 Ceará de salvar vidas diariamente, com empatia, humanização e dedicação”, desta a ouvidora do órgão, Isabel Sousa.

O encontro contou ainda com uma palestra sobre competências no Atendimento Pré-Hospitalar, ministrada pela professora e doutora em Enfermagem, Julyana Freitas. “Expresso a minha gratidão ao Samu 192 Ceará pelo convite de participar desse momento tão especial de elogios a esses profissionais que desenvolvem com tanta maestria as principais habilidades que salvam vidas. Foi algo que me deixou bem feliz. A melhor motivação desses profissionais é através desses elogios serem reconhecidos pelo trabalho”, ressaltou Freitas.

Também participaram da mesa de abertura do evento a coordenadora de Enfermagem do Samu Ceará, Luciana Teles; o coordenador médico, Breno Novais; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Glauciran Cavalcante; e o coordenador do Núcleo de Educação em Urgências, Yuri Tavares.

“Esse ano de 2022 foi muito desafiador tanto para os profissionais da ponta, como para os gestores do órgão. Ano de muito desafio e de mudanças, que, aos poucos, vamos conseguindo melhorar o serviço”, destacou Nilson.

Ouvidoria

A Ouvidoria do Samu 192 Ceará é coordenada pela Ouvidoria da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), vinculada ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado do Ceará e à Rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Ceará. Esta estrutura segue o Decreto Estadual Nº 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, em consonância com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará.

O acesso ao serviço pode ser realizado por meio da Central de Atendimento 155 (segunda a sexta-feira, das 7h às 20h), da Ouvidoria Sesa, no número gratuito 0800 2751520, da Plataforma Ceará Transparente , do Ceará App (aplicativo do Governo do Ceará) e da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) 136. As manifestações (elogios, solicitação, sugestão, reclamação e denúncia) são analisadas e repassadas aos setores internos do Samu para a tomada das providências cabíveis, conforme o assunto.

Em todo o processo, a Ouvidoria informa ao cidadão as medidas adotadas conforme cada tipo de manifestação. Compete à área responder aos pedidos de acesso à informação e acompanhar a Pesquisa de Satisfação do (a) Usuário (a) do Samu 192 CE.

Ouvidoria do Samu 192 Ceará
Contatos: (85) 3260-3849 / ouvidoria@samu.saude.ce.gov.br