Samu Ceará conscientiza a população sobre segurança no trânsito

30 de maio de 2023 - 12:12 # # # #

Assessoria de Comunicação Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda

O Maio Amarelo é uma campanha mundial que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará apoia essa iniciativa, e reforça a importância da prevenção de acidentes nas vias públicas.

“O Samu Ceará, como serviço de atendimento de urgência e emergência, sabe da importância da prevenção de acidentes no trânsito. Os profissionais trabalham diariamente para salvar vidas. Lembro que a prevenção é a chave para evitar tragédias, preservar a saúde e a integridade física das pessoas”, afirma o coordenador da Central de Regulação de Urgências de Eusébio, Jefferson Oliveira.

Até 20 de maio de 2022, o Samu Ceará atendeu 6.068 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. Neste ano, no mesmo período, esse número deu um salto. Já são 7.217 atendimentos.

De acordo com o boletim epidemiológico sobre Acidentes de Trânsito Terrestre, divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará, dos 25.869 óbitos por acidentes de trânsito entre os anos de 2009 até 2022, os motociclistas corresponderam a 39,1%, seguidos dos demais grupos de vítimas por outros acidentes de transportes terrestre (25,3%), pedestre (18,7%) automóvel (13,0%), ciclista (2,8%) e por veículo transporte pesado (1,1%).

Neste Maio Amarelo, o atendimento pré-hospitalar reforça a importância do uso do cinto de segurança, do capacete e da cadeirinha para crianças, de acordo com a idade. É fundamental respeitar os limites de velocidade, não usar o celular, enquanto dirige, e não consumir bebidas alcoólicas antes de assumir o volante, lembra Oliveira.

“Juntos podemos fazer a diferença e contribuir para um trânsito mais seguro e humano. Cuide da sua vida e da vida dos outros. Respeite as leis de trânsito e dirija com prudência. O Samu Ceará está sempre à disposição para atender a população em caso de emergência, mas a prevenção é a melhor opção”.

O Samu Ceará realiza atendimento de urgência e emergência e não para nunca. Possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses. As equipes estão sempre a postos para o atendimento e transporte de pacientes aos hospitais e unidades de saúde.