Samu Ceará lança projeto piloto para capacitação em Libras dos profissionais
4 de agosto de 2025 - 10:52 #atendimento pré-hospitalar #capacitação #inclusão #Samu Ceará
Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto/Fotos: Fátima Holanda
Na última sexta-feira, 1º de agosto, ocorreu o lançamento do Curso de Comunicação Inclusiva no Atendimento de Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará em libras. O Projeto, que ainda é um piloto, teve início para os profissionais que trabalham na Base do Samu 192 Ceará no município de Quixeramobim.
O objetivo da ação é fortalecer a comunicação acessível, segura e humanizada do cuidado relacionada ao Atendimento Pré-Hospitalar. “Fiquei feliz em participar desse momento, de fortalecimento à inclusão. Tenho certeza que esse projeto é apenas um pequeno passo que estamos iniciando, mas vai ser algo fundamental para o avanço do Samu Ceará”, destacou o superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho.
A capacitação em libras foi iniciativa dos gestores do setor de Qualidade e Segurança do Paciente e da Base Polo de Quixeramobim. “O projeto nasceu com muito carinho e determinação. Precisamos trabalhar essas barreiras, e avançar nesse sentido. Atenção no atendimento, e que seja acessível a todos”, pontuou a gerente de Qualidade do Samu Ceará, Dherlen Lemos.
Para a professora de libras, Lúcia de Fátima, o projeto representa um grande avanço na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva, afirmando ainda ser uma “preocupação” da comunidade não saber comunicar o que sente durante emergências. “Então, esse projeto é o primeiro passo”, disse Lúcia.
Gestores do Samu 192 Ceará, representantes do município de Quixeramobim e da comunidade surda também participaram do encontro, o qual contou com tradução de libras. O Programa também conta com a parceria do Núcleo de Educação em Urgências do Samu 192 Ceará. “Agradeço aos profissionais que estão à frente dessa iniciativa”, destacou Nilson.