Samu Ceará realiza palestras para os profissionais sobre Saúde e Segurança no Trabalho
25 de abril de 2025 - 14:06 #atendimento pré-hospitalar #palestras #Samu Ceará #segurança do trabalho
Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto: Fátima Holanda
Fotos Divulgação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará realizou, neste mês de abril, uma programação para os seus profissionais sobre Saúde e Segurança no Trabalho e teve como destaque o Atendimento Pré-Hospitalar (APH). As palestras tiveram como temas principais a influência do Clima e Cultura Organizacional na Segurança e Saúde do Trabalhador e a Saúde Mental no trabalho e seus impactos no bem-estar laboral.
28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, e os gestores do Samu Ceará reforçam o compromisso com quem presta atendimento em busca de salvar vida todos os dias, pois cuidar de quem cuida é uma prioridade para o órgão.
No Atendimento Pré-Hospitalar, a prevenção de acidentes e o cuidado com a saúde ocupacional são essenciais no dia a dia dos profissionais. O uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), treinamentos constantes, suporte emocional e boas condições de trabalho fazem toda a diferença para garantir a integridade física e mental.
“As palestras e as oficinas que foram realizadas durante todo o mês de abril sobre saúde e segurança no trabalho são essenciais para os profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar. Eles contribuem para a prevenção de acidentes, atualização de procedimentos, cuidado com a saúde física e mental, integração da equipe e principalmente a valorização profissional”, lembra a diretora de Gestão de Pessoas do Samu Ceará, Glauciran Cavalcante.
Atualmente, os treinamentos no Samu Ceará são realizados com frequência, inclusive em todas as regiões de Saúde que o Serviço faz cobertura. Dessa forma, os profissionais estarão sempre aptos para atender melhor uma ocorrência. Os cursos são realizados pelo Núcleo de Educação Permanente do órgão.
A gerente da Base Polo de Icó, Samantha Batista, participou como ouvinte de algumas palestras. “Durante a programação, contamos com a disponibilidade de profissionais preparados para abordar as temáticas, o que despertou o interesse dos profissionais acompanharem as palestras a qual aconteceram de forma online”, confirma a gerente.
A aplicação de normas regulamentadoras, como a NR 32 (segurança em serviços de saúde) e NR 6 (uso de EPIs), é fundamental para prevenir acidentes e promover um ambiente de trabalho mais seguro. Além disso, é importante que o Samu Ceará desenvolva programas de gestão de riscos e de prevenção, valorizando a vida e o bem-estar dos profissionais que atuam na linha de frente do APH.
Para o enfermeiro da Base Polo de Tianguá, Helder Firmino, “os temas abordados destas palestras, devem servir de protocolos na integração de todos os profissionais do Samu 192 Ceará, pois são temas bem impactantes no nosso dia a dia, lembra Helder.
“Foram assuntos importantes que vão trazer uma visão mais aberta durante as tratativas durante o processo de trabalho. E Sabemos que o trabalho de formiguinha vai moldando a configuração do nosso dia a dia, por isso valorizamos e enaltecemos o excelente trabalho de toda gestão do Samu 192 Ceará”, destaca Samantha.
Caso não tenha conseguido acompanhar a palestra no dia, pode assistir acessando o link do Youtube do Núcleo de Educação em Urgências.
Quando aconteceu a expansão das Bases do Samu Ceará nas regiões, não tivemos cursos e treinamentos que são tão importantes para o serviço. E agora temos esse tesouro, e só tenho a agradecer a todos que fazem a gestão desse órgão”, destaca Firmino.