A importância da Ouvidoria do Samu 192 Ceará

21 de janeiro de 2025 - 11:52 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu Ceará
Texto: Fátima Holanda

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará possui o setor de Ouvidoria, um canal de comunicação importante para receber elogios como também reclamações. Sua atuação é relevante para as instituições utilizarem como contribuição da população, no sentido de nortear o planejamento e o controle das políticas públicas, assim como a atuação da instituição.

A ouvidora do Samu Ceará, Michele Osterno, destaca a importância do serviço e a desmistificação de que a Ouvidoria serve apenas para reclamação e para denúncias. A população e os profissionais do Serviço podem registrar solicitações, sugestões, pedidos de informação e elogios.

A Ouvidoria do Samu 192 Ceará é responsável pelo acolhimento, tratamento e resposta às manifestações recebidas do público interno e externo. O serviço é coordenado pela Rede de Ouvidoria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A estrutura segue o Decreto Estadual Nº 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, em consonância com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

“Toda manifestação registrada é importante. Reforço a importância de preencher todos os campos do contato pessoal, uma vez que o elogio só será validado caso o usuário se identifique. Após concluir o processo, a pessoa receberá um número de protocolo finalizando o atendimento”, lembra Michele.

Em 2024, a Ouvidoria do Samu 192 Ceará recebeu 231 manifestações por e-mail, pelo canal 155 e pelo Ceará Transparente. Para registrar elogio ou reclamação, o usuário pode utilizar a Plataforma Ceará Transparente, pelos números 155 ou 0800 275 1520, ou pelos e-mails: ouvidoriasesa@saude.ce.gov.br e ouvidoria@samu.ce.gov.br.

A valorização das pessoas faz parte dos princípios do Samu 192 Ceará, como também estimular a prática do elogio, tanto pelo cidadão que utiliza os serviços do equipamento quanto pelos próprios profissionais que fazem o dia a dia do órgão.