Em 10 anos, Base Polo do Samu Ceará de Limoeiro do Norte e de Russas atendem mais de 30 mil ocorrências

18 de dezembro de 2023 - 15:31 # # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

Profissionais da Base Polo de Russas

No mês de dezembro, duas Bases Polos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará completam 10 anos de funcionamento. Localizadas em Russas e Limoeiro do Norte, elas atendem a população cearense na região do Vale do Jaguaribe. Nesse tempo, as duas bases juntas já realizaram mais de 30 mil atendimentos.

O Superintende do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, e gestores estiveram nas duas cidades onde participaram das comemorações alusivas aos aniversários. Na quinta-feira (14), o encontro com os profissionais de Saúde foi em Limoeiro do Norte, e na sexta-feira (15) em Russas.

“A gestão se faz próxima dos colaboradores, visitando as Bases. Ela se faz escutando e agradecendo a todos vocês. É muito importante valorizar os profissionais, esse é o propósito do Samu 192 Ceará”, destacou Mendonça.

Profissionais da Base Polo de Limoeiro do Norte

A enfermeira Cecilia Gifoni trabalha na Base Polo de Russas desde o início, e lembra da importância que do Serviço para ela. “Quando estamos atendendo uma ocorrência não é só o paciente, mas também a questão do familiar. Já passei noites sem dormir devido a pacientes que foram a óbitos, mesmo depois de fazer o atendimento, devido à gravidade do caso”, disse Gifoni.

Enfermeira da Base Polo de Russas, Cecília Gifoni

A secretária adjunta de Saúde de Russas, Fátima Castro, esteve presente na solenidade e ressaltou a eficiência do trabalho. “Toda vez que os profissionais do Samu são chamados é porque a vida de alguém está muito dependendo da ação de vocês. Trabalhar no limite exige mais do que a academia, pois exige preparo técnico e principalmente emocional”, enfatizou Castro.

As duas Bases são integradas pela Central de Regulação de Urgência (CRU) da Macrorregião do Eusébio. Ao todo, o Samu 192 Ceará conta com 121 bases em todo o território cearense. Todos os casos clínicos de urgência atendidos pelo Samu 192 são encaminhados para a CRU. Um profissional orienta o usuário sobre primeiros socorros e envia, se necessário, ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) ou de Unidade de Suporte Avançado (USA), com a equipe de saúde.

Para o condutor Socorrista, Marcos Orleide, trabalhar no Samu Ceará é um desafio, e ao mesmo tempo uma conquista. “É muito gratificante quando você ajuda a salvar vidas. Tenho muito orgulho do que faço, o Samu 192 Ceará me estimulou a fazer Faculdade de Enfermagem e só tenho gratidão ao Serviço”, declara.

Secretária adjunta de Saúde de Russas, Fátima Castro

Estrutura

A Base Polo de Limoeiro do Norte engloba seis municípios: Limoeiro do Norte, Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaribe, Pereiro e Tabuleiro do Norte, fazem parte desse Equipamento. Já em Russas são seis municípios, Aracati, Icapuí, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova e Russas

“Vocês profissionais são os principais autores Samu Ceará, por conseguirmos atingir as metas de atender os pacientes. Os gestores do Samu estão sempre atrás de garantir equipamentos novos e melhorias para o Serviço com novas tecnologias, como também valorizar os profissionais”, acrescentou Mendonça.

Superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho

O Samu 192 presta assistência em via pública, local de trabalho ou residência, chegando precocemente à vítima após ocorrências que demandem urgência ou emergência e que possam levar o paciente a sofrimento, à sequela ou à óbito. São consideradas urgentes as situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, dentre outras. Além disso, o serviço faz transferências inter-hospitalares quando dentro do perfil de atendimento.