Samu 192 Ceará em Iguatu é homenageado na Câmara Municipal por nove anos do serviço

22 de setembro de 2023 - 14:23 # # #

Texto: Marcela Belchior
Fotos: Divulgação

Profissionais da Base de Iguatu durante Sessão Solene no plenário da Câmara de Vereadores

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Ceará no município de Iguatu foi homenageado pelo aniversário de nove anos de atuação, na última quinta-feira (21), pela Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, parlamentares, autoridades locais e profissionais marcaram presença e celebraram o desempenho do Serviço.

Em discurso no plenário da Casa Legislativa, a responsável técnica pela Base Polo de Iguatu, Maruzia Sobreira, agradeceu a condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que integram a base. “Todo o reconhecimento pelo belo trabalho realizado com maestria”, afirmou. Sobreira dedicou agradecimentos, também, aos vereadores, gestores da Prefeitura de Iguatu e demais prefeituras da região, além de órgãos parceiros.

A responsável técnica do Samu 192 Ceará de Iguatu, Maruzia Sobreira, agradeceu aos profissionais, gestores e órgãos parceiros

“Nosso muito obrigada pelo reconhecimento desse belo serviço, e em especial pelo reconhecimento a esses profissionais do Samu, que deixam suas casas para salvar vidas com tanto entusiasmo e competência, muitas vezes expostos nas ruas, estradas, sol e chuva, para ofertar à população uma assistência de qualidade e humanização”, enfatizou Sobreira.

Parlamentares e profissionais do Samu 192 Ceará no plenário da Casa Legislativa Municipal

Balanço de atendimentos

De acordo com Sobreira, em nove anos de atuação, a Base de Iguatu já realizou mais de 50 mil atendimentos, sendo pelo menos mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 850 de traumas cranioencefálicos (TCE). Atendeu, também, a mais de 650 casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), utilizando-se, em vários deles, o kit trombolítico, medicamento de alto custo aplicado pelo Samu 192 Ceará desde 2017 de maneira pioneira. A responsável técnica destaca, ainda, que a Base de Iguatu realizou mais de 4 mil transferências inter-hospitalares desde o início do serviço na região.

“Em 2020, passamos pelo grande desafio que foi ser a linha de frente ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. Foram dias de medos, angústias, mas conseguimos vencer essa grande batalha sem perder nenhum profissional em nossa região”, relembrou Sobreira. Também discursou em plenário o condutor Matheus Vieira, representando os profissionais do Samu 192 Ceará.

O condutor Matheus Vieira discursou em plenário representando os profissionais do Samu 192 Ceará em Iguatu

A Base Polo de Iguatu iniciou seu trabalho em 18 de setembro de 2014, está integrada à Central de Regulação de Urgências (CRU) de Juazeiro do Norte e congrega outros seis municípios da região Centro-Sul do estado, vinculando-se às bases satélites de Acopiara, Jucás, Mombaça, Saboeiro, Quixelô e Catarina. Ao todo, 90 profissionais integram as equipes assistenciais e administrativas da Regional.