Equipe do Samu Ceará presta assistência a mulher durante parto em ambulância

15 de junho de 2023 - 17:58 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Divulgação

O técnico de enfermagem Tiago Bruno diz que em oito anos trabalhando no Samu, essa foi a terceira vez que realizou um parto dentro da viatura, mas a emoção é sempre única

Na última terça-feira (12), a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, lotada na cidade de Campos Sales, participou de um momento de muita emoção: o nascimento do pequeno Antônio Gael, dentro de uma ambulância.

Grávida de 39 semanas, a agricultora Vanessa Cavalcante, 21, começou a s entir as dores do parto ainda na madrugada. Aos poucos, as contrações começaram a ficar menos espaçadas e a bolsa rompeu três horas depois. O marido dela, Luciano Rodrigues, acionou o Samu para ir até a maternidade. Entretanto, o bebê não esperou e acabou nascendo na própria viatura, a apenas 5 minutos da unidade hospitalar.

Segundo o condutor socorrista do Samu Ceará, Arnaldo Antônio Ferreira, que é servidor há nove anos e já auxiliou várias mulheres em trabalho de parto, essa foi uma experiência ímpar. “Já conduzi muitas grávidas nessa situação, mas foi a primeira vez que uma mulher deu à luz dentro de nossa ambulância e tivemos que ajudar o técnico no parto da criança. Pra mim, foi uma sensação incrível, participar de uma situação dessa”, destacou.

A criança nasceu na madrugada de terça-feira, com 48 cm e 3,5 Kg. Para Vanessa, que também é mãe de Anthony Gabriel, de 1 ano e cinco meses, o atendimento rápido e a forma tranquila com que foi tratada durante a ocorrência fez toda a diferença. “Eu fiquei calma, me senti segura. Eles vieram muito rápido até a minha casa para o atendimento”, disse.

O técnico de enfermagem Tiago Bruno diz que em oito anos trabalhando no Samu, essa foi a terceira vez que realizou um parto dentro da viatura, mas a emoção é sempre única. “Foi muito emocionante, por dois motivos principais. Primeiro, porque amo o que faço e segundo, porque me realizei, mais uma vez, ao trazer uma vida ao mundo com saúde”, relata.