Profissionais do Samu 192 Ceará participam do evento Ceará de Oportunidades

4 de maio de 2023 - 11:17 # # # # #

Assessoria de Comunicação Samu 192 Ceará
Texto/Fotos: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) esteve presente no evento Ceará de Oportunidades, realizado nos dias 2 e 3 de maio. Por meio de um stand, a pasta ofertou diversos serviços, entre eles, orientações básicas sobre os primeiros socorros para situações de engasgo e parada cardiorrespiratória. Atividade proporcionada pelos profissionais do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará.

O NEU é responsável pela capacitação, habilitação e educação continuada dos profissionais do Samu Ceará. Atividades que, ao longo dos anos, tem proporcionado desenvolvimento permanente para o adequado atendimento às urgências e emergências. “A orientação básica de primeiros socorros é uma ação de extrema importância em eventos desse porte, tendo em visto a intensa circulação de diversas categorias profissionais, e que precisam saber como agir diante desses dois tipos de emergências”, ressalta.

A ação Ceará de Oportunidades foi realizada pelo Governo do Ceará , em parceria com as secretarias Estaduais, em alusão ao Dia do Trabalhador.

“Quanto mais estes conceitos básicos de desengasgo e reanimação cardiorrespiratória forem difundidos entre a população, mais vidas poderão ser salvas com atitudes simples e que qualquer pessoa pode fazer, sob uma simples orientação”, reforça Tavares..

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, também esteve presente no evento. No stand da Sesa, a gestora aproveitou para tomar a vacina Bivalente Covid19, acompanhada do Secretário Executivo de Vigilância da Sesa, Antônio Lima, mais conhecido como Tanta.

Serviços

Além do treinamento Básico realizado pelo Samu 192 Ceará, o stand da Secretaria da Saúde do Ceará também contou com outros serviços, como aferição de pressão; medição de glicemia; teste de vírus respiratórios; orientações sobre a saúde do trabalhador; entrega de autotestes de HIV; e vacinação com quatro tipos de imunizantes. O caminhão do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) também participou da ação, recebendo doadores de sangue e cadastro da medula óssea. Ao todo, mais duas mil pessoas foram atendidas nos serviços da Sesa.

Entre os contemplados pelos serviços oferecidos está a dona de casa, Conceição Cristina, de 56 anos, que doou sangue pela primeira vez. “Vim realizar o meu exame na Santa Casa aqui no Centro e, passando pela praça, avistei o ônibus do Hemoce. Aproveitei para doar sangue pela primeira vez. Eu não tinha doado antes por falta de oportunidade. Todo o processo é bem tranquilo e rápido, pretendo doar mais vezes”, disse Cristina.