Semana Santa: Samu 192 Ceará monta operação para otimizar atendimentos no feriado

4 de abril de 2023 - 10:08 # # # #

Assessoria de Comunicação Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda
Arte gráfica: Valde Cabral

Com a aproximação da Semana Santa e o aumento do fluxo de viagens pelo estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará irá realizar operação para otimizar os atendimentos no período. Em 2022, durante o feriado, o Samu Ceará realizou 811 atendimentos, destes, 119 foram relacionados a acidentes de motocicleta.

De acordo com o coordenador Médico do Samu 192 Ceará, Breno Novais, a ideia é dispor ambulâncias em pontos estratégicos com acesso a vias mais rápidas. O planejamento estratégico, segundo o gestor, visa intensificar as ações do Samu 192 Ceará a fim de otimizar a qualidade do atendimento com o menor tempo resposta às ocorrências durante o feriado.

O Samu Ceará possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses. O gestor reforça que, em períodos de maior movimentação nas estradas e, consequentemente, maior risco de acidentes, os órgãos de atendimento e fiscalização atuam de forma conjunta para maior segurança nas vias.

“O nosso trabalho no feriado da Semana Santa ocorrerá de forma conjunta e contará com esforços e entidades parceiras como a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) , Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, destaca Novais.

O médico alerta que, em caso de acidente, é importante que a vítima receba atendimento com a maior brevidade possível. “Se você estiver envolvido em uma ocorrência, ligue para o número 192, que é o local para obter ajuda. Mantenha a calma e tente manter a vítima imóvel até a chegada dos profissionais de saúde”, orienta.

Veja dicas para evitar acidentes com motocicletas

– Use equipamentos de proteção: use sempre capacete, calças, luvas e botas para proteger seu corpo em caso de acidente.

– Mantenha sua moto em bom estado: faça a manutenção regularmente e verifique se os pneus, freios e luzes estão funcionando corretamente.

– Não dirija sob a influência de drogas ou álcool: não dirija sob a influência de drogas ou álcool, pois isso pode diminuir sua capacidade de reação e aumentar o risco de acidentes.

– Conheça as leis de trânsito: respeite as leis de trânsito e as sinalizações de trânsito, como limites de velocidade e semáforos.

– Mantenha uma distância segura: mantenha uma distância segura dos outros veículos na estrada para ter tempo suficiente para reagir a qualquer imprevisto.