Coordenadorias do Samu 192 Ceará realizam Oficinas de Planejamento Estratégico

22 de março de 2023 - 10:28 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda
Fotos: Divulgação

Com o objetivo principal discutir e definir estratégias para melhorar o atendimento de urgência e emergência no estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará realizou nesta segunda-feira (20) a oficina de planejamento estratégico das coordenadorias Administrativo-Financeira e de Gestão de Pessoas. O encontro contou com a participação de profissionais de saúde e gestores públicos do órgão.

Durante a oficina, foram discutidos temas como a capacitação dos profissionais, a melhoria da infraestrutura das unidades de atendimento, a integração com outros serviços de saúde, a gestão de recursos e a qualidade do atendimento prestado à população. Além disso, iniciou-se junto à Superintendência do Samu 192 Ceará o plano de metas e objetivos a serem alcançados.

“Todo planejamento estratégico é importante para as definições das tomadas de decisões, transparência, organização dos processos administrativos”, enfatiza Edeson Santos, gerente da Unidade de Compras e Contrato.

A primeira oficina de planejamento ocorreu ainda no mês de fevereiro e a segunda foi realizada nesta segunda.O objetivo das duas coordenadorias é fazer essa reunião de integração uma vez a cada mês.

Para Paulo Cipriano, gerente de Gestão de Pessoas, o momento foi uma importante oportunidade de conhecer os outros profissionais técnicos do Samu Ceará. “Foi possível observar que os problemas e prioridades identificados nos diversos setores para melhoria dos resultados são semelhantes, portanto poderão ser agrupados para apresentação de soluções, correções e investimentos”, afirmou.

De acordo com Cipriano, unir as equipes em prol do pensamento sistêmico, para resolução de problemas, provocando-os a uma análise sob as perspectivas de urgência e capacidade de enfrentamento, desenvolve neles um forte sentimento de autorresponsabilidade.

“Outro ponto relevante foi o momento de exposição de pontos de vista por todos os participantes, as discussões e proposições de ideias e compartilhamento de informações na perspectiva de cada setor”, finaliza o gerente.

Para Ederson Santos, a ideia é que seja criada uma política de resultados intersetoriais diagnosticando as evidências e o fortalecimento dos fluxos contínuos dos processos resultando numa ação de motivação.

O Samu 192 tem a responsabilidade social de treinar e capacitar periodicamente seus profissionais. O serviço integra a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).