Estudantes do Cariri conhecem o funcionamento do Samu 192 Ceará

14 de março de 2023 - 15:37 # # # #

Assessoria de Comunicação da Funsaúde Ceará
Texto/fotos: Eduarda Talicy, Fátima Holanda e Felipe Martins

Alunos do curso de Técnico em Enfermagem da instituição Grau Técnico do Cariri visitaram nesta segunda-feira, 13, a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, em Juazeiro do Norte.

Na ocasião, os estudantes conheceram a história do Samu 192 Ceará e realizaram visita guiada pela estrutura da base. Os profissionais do serviço também apresentaram a Central de Regulação em Urgências do Cariri, que recebe todos os chamados da região.

Para o gerente do Núcleo de Educação de Urgências da Região do Cariri, Hiago Feitosa, a visita fortalece o vínculo das instituições de ensino com o serviço. “Os estudantes entendem na prática a importância do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) dentro da Rede de Atenção às Urgências”, disse.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor Jácion Pereira. Eles conheceram os dois tipos de ambulâncias que fazem parte do Serviço: Unidade de Suporte Básico (USB) e Unidade de Suporte Avançado (USA). “A visita técnica consolidou o que os alunos já haviam visto na teoria em sala de aula sobre o Samu 192 dentro da Rede de Atenção às Urgências” disse Hiago.

Ao final do encontro, os participantes praticaram técnicas de primeiros socorros para situações de engasgo. “Aprendendo técnicas de desobstrução de vias aéreas por corpos estranhos, eles desenvolvem habilidades para iniciarem imediatamente os primeiros socorros ao se depararem com a situação. Isso pode ser feito antes mesmo de o Samu 192 chegar ao local da ocorrência para dar prosseguimento ao atendimento”, afirmou o gerente.

Neste ano, outros estudantes já realizaram visita técnica na Base de Juazeiro do Norte. O equipamento já recebeu visitas de graduandos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Samu 192, que integra a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), tem a responsabilidade social de oferecer educação em urgência aos seus profissionais e à população em geral.

Como uma Instituição de Ensino pode solicitar visita a Base

Para solicitar uma visita técnica, a instituição deve enviar um ofício com antecedência de 20 dias. O pedido deve conter a quantidade de estudantes que irão e sugestão de data pelo e-mail: neusamu192ce@gmail.com