Solenidade em Icó marca três anos de funcionamento da base do Samu 192 Ceará

6 de março de 2023 - 11:30 # # # #

Texto/fotos: Fátima Holanda

Gestores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará participaram, na última sexta-feira (3), da solenidade de três anos da base polo de Icó. Na ocasião, também foi feita a entrega da reforma do equipamento. A base, que integra a Central de Regulação de Urgência (CRU) do Cariri, foi implantada no município em fevereiro de 2020.

Breno Novais, coordenador-médico do Samu 192 Ceará, destacou a mobilização dos trabalhadores da região. “Agradeço a todos os profissionais. São vocês que estão na ponta e que se dedicam todos os dias para fazer um atendimento de saúde com qualidade à população cearense”, afirmou durante o evento.

Na ocasião, foi celebrada uma missa em ação de graças. Frei Cassiano, que conduziu a celebração, durante a homilia, destacou a importância do serviço e abençoou o local. “Peço proteção a todos os profissionais que fazem o Samu 192 Ceará, que se empenham todos os dias para salvar vidas”, afirmou.

Laís Nunes, prefeita de Icó, destacou a gratidão aos profissionais do Samu 192 Ceará pelo trabalho que realizam. “Saúdo, de forma especial, a todos esses guerreiros, verdadeiros soldados em ordem de batalha. Eles mal tiveram tempo para amadurecer e conhecer o serviço e já enfrentaram uma grande missão que a foi a pandemia da Covid-19”, lembrou.

Em 2022, a Base de Icó atendeu 1.148 ocorrências entre atendimentos e transferências pré-hospitalares (APH). Além do município de Icó, outros sete integram a área de atuação: Baixio, Cedro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Várzea Alegre e Umari.

A técnica em Enfermagem, Diana Moura, integra a base de Icó, que conta com outros 34 profissionais, explica que o sentimento é de gratidão por fazer parte do Samu 192 Ceará. “Somos sim, uma família. São três anos lutando, amadurecendo, evoluindo, passando por mudanças no processo de trabalho. Sabemos que mudar é necessário, e sair da zona de conforto. Nossa inquietação diária é que isso aconteça e que tenhamos sempre agilidade nos nossos atendimentos”, disse. Moura trabalha na ambulância da Unidade de Suporte Básico (USB), há três anos.

O evento contou com a presença da coordenadora de Enfermagem do Samu Ceará, Luciana Teles, do coordenador da macrorregional do Cariri, Marco Rulin; da gerente da Base de Icó, Samantha Ferreira e da gerente da Unidade de Operação, Qualidade e Segurança do Paciente, Amanda Couto. Participaram também da solenidade profissionais do Samu 192 Ceará; o ex-deputado estadual, Neto Nunes; o prefeito de Ipaumirim Wilson Alves; os profissionais da Força de Segurança do município de Icó e do Poder Judiciário e vereadores da região.

“É muito gratificante ver que todos estão empenhados no serviço. A base está organizada e todos estão se doando para que os nossos profissionais trabalhem motivados” afirmou Breno Novais. “Agradeço imensamente aos gestores e profissionais do Samu 192 Ceará que se dedicam a dar o melhor de si para o serviço, pensando na população”, finalizou.

O Samu 192 tem gestão tripartite, que engloba as três esferas, Governo Estadual, Governo Federal e municípios. O serviço é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e administrado desde 2022 pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).