Projeto “Trilhas” realiza webinário sobre trombólise em casos de infarto agudo do miocárdio

23 de fevereiro de 2023 - 11:21 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da da Funsaúde
Texto: Eduarda Talicy
Arte gráfica: Valde Cabral

O infarto agudo do miocárdio é a primeira causa de morte no Brasil, de acordo com a base de dados do DataSUS. São cerca de 100 mil óbitos anuais devido à doença. Em 2017, o Ceará passou a administrar o trombolítico na assistência pré-hospitalar. Capaz de desobstruir a artéria afetada pelo infarto, a estratégia já beneficiou mais de 1.700 pacientes de diversos municípios do Estado.

Diante deste contexto, a próxima edição do projeto Trilhas, da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará), traz como tema Trombólise no Infarto Agudo do Miocárdio (IAM): critérios de indicação e terapêutica.

Com inscrições abertas, o curso gratuito ocorrerá virtualmente no dia 28 de fevereiro, das 19h às 21h. Podem participar profissionais e estudantes de graduação em Saúde e de áreas correlatas. Haverá emissão de certificados.

Projeto Trilhas

Trilhas é uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa, Negócios e Inovação Tecnológica (DPNIT) da Funsaúde e objetiva oferecer, mensalmente, formações de atualização profissional em Saúde, abrangendo múltiplas áreas de conhecimento.

De acordo com Nilson Mendonça Filho, superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, o tema interessa a várias categorias profissionais e especialidades envolvidas na assistência.

“Os trabalhadores que estão atendendo esses pacientes em unidades hospitalares e pré-hospitalares devem ser capacitados para que entendam a necessidade de melhor tempo de resposta entre o atendimento do paciente, a identificação dos sintomas e o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio”, explica.

O Samu 192 Ceará já possui um protocolo estabelecido para o uso do trombolítico nesses casos. Segundo o médico, dividir as indicações com outros profissionais atuantes no atendimento de urgência e emergência pode difundir ainda mais o tratamento que salva vidas.

Trombolítico

A medicação é aplicada pela equipe do Serviço no local em que o paciente se encontra em atendimento. A instituição cobre 100% do território cearense. Uma rede de assistência ao paciente infartado foi estruturada para a administração do trombolítico: além do equipamento móvel, que funciona 24h, incluindo feriados, uma equipe de cardiologistas monitora em tempo real as ocorrências.

Dentre as discussões mais recentes sobre o tratamento, Mendonça ressalta a possibilidade do uso de trombolítico também em casos de acidente vascular cerebral (AVC). “Já existem debates que apontam para essa eficácia, mas o desafio é a disponibilidade de tomógrafos para o diagnóstico rápido. Vislumbramos, ainda, a estruturação de uma rede neste sentido a partir de estudos e mapeamento de tomógrafos existentes no Ceará. É um caminho que pretendemos avançar”, afirma.

Programação

Tema 1 – Critérios de indicação da Trombólise no Infarto Agudo do Miocárdio e terapêutica
Danielli Lino – médica cardiologista do Hospital de Messejana

Tema 2 – Manejo da Trombólise no Infarto Agudo do Miocárdio sob a ótica de Enfermagem
Aparecida Rocha – enfermeira intensivista do Samu 192 Ceará

Tema 3 – Discussão de caso clínico sobre Trombólise no Infarto Agudo do Miocárdio no pré-hospitalar
Nilson Mendonça Filho – médico emergencista e superintendente do Samu 192 Ceará

Projeto Trilhas
Tema: Trombólise no Infarto Agudo do Miocárdio (IAM): critérios de indicação e terapêutica
Acesse o grupo de WhatsApp
O link de acesso será enviado por e-mail e pelo grupo de WhatsApp no dia do evento.