Bebê nasce dentro de ambulância do Samu 192 Ceará, entre Ubajara e Tianguá

3 de fevereiro de 2023 - 16:11 # # #

Texto: Fátima Holanda
Fotos: Divulgação

O nascimento do pequeno Miguel, que ocorreu nesta sexta-feira (3), contrariou todas as previsões. Quatro semanas antes do esperado, Michele Moraes, 30, deu à luz ao filho dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, entre as cidades de Ubajara e Tianguá.

Na manhã desta sexta, a equipe de São Benedito, atendeu por volta das 5h10min, um chamado do hospital municipal da cidade. Na unidade, Michele, com 34 semanas de gestação, estava entrando em trabalho de parto prematuro e precisava ser transferida para um hospital de referência.

“Nunca esperei que ele fosse nascer dentro de uma ambulância”, disse a mãe do pequeno Miguel. De acordo com a equipe do Samu 192 Ceará, o recém-nascido teve uma parada respiratória que foi prontamente revertida pelos profissionais em atendimento. “A equipe do Samu 192 Ceará foi maravilhosa, são pessoas ótimas, me acalmaram bastante”, enfatiza Moraes. O recém-nascido de 2,8 kg é o caçula de três filhos de Michele. Mãe e bebê estão sendo atendidos pelo hospital de Tianguá e passam bem.

Com a sensação de dever cumprido, a enfermeira Érika Barreto relata que foi a primeira vez que realizou um parto dentro de uma ambulância. “Ver a mãe feliz pelo trabalho realizado pelos profissionais do Samu Ceará é emocionante”, afirma. Além de Barreto, atuaram na ocorrência o condutor-socorrista Júlio César e o médico Simão Pedro.

O Samu 192 Ceará é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).