Samu Ceará orienta sobre primeiros socorros no Parque Adahil Barreto, no domingo (5)

2 de fevereiro de 2023 - 10:24 # # #

Texto: Fátima Holanda
Arte gráfica: Valde Cabral

Neste domingo (5), o Parque do Cocó – Área Adahil Barreto vai receber o Projeto Samuzinho. A iniciativa promove educação em primeiros socorros para crianças e adultos e faz parte das comemorações dos 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará.

Idealizada pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do órgão, a ação compartilha informações sobre como agir em casos de desmaio, engasgo, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral (AVC), ataque por animais peçonhentos, dentre outras situações de emergência.

“Os primeiros momentos de socorro são os que mais salvam. Quanto mais gente, seja criança ou adulto, souber aplicar as técnicas básicas de salvamento, mais gente poderá ser salva”, ressalta o coordenador do NEU, Yury Tavares.

Segundo o profissional, casos de engasgo grave e paradas cardiorrespiratórias são ocorrências que podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, saber aplicar técnicas de primeiros socorros de forma correta é essencial para reduzir chances de sequelas e até óbitos.

O Samu 192 Ceará é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Projeto Samuzinho no Parque do Cocó – Área Adahil Barreto
Quando: domingo (5), das 8h30 às 11h