Dia do Farmacêutico: no Samu Ceará, profissionais planejam aquisição e distribuição de medicamentos

19 de janeiro de 2023 - 11:16 # # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

Desafio é assistir, com eficiência, as 121 bases que cobrem 183 municípios do Estado

Nesta sexta-feira (20), comemora-se o Dia do Farmacêutico. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu 192) Ceará possui dois destes profissionais. Eles são responsáveis pelo planejamento das aquisições, pela distribuição e pelo controle da utilização dos medicamentos. O desafio é assistir, com eficiência, as 121 bases que cobrem 183 municípios do Estado.

“Sinto-me muito feliz trabalhando no Samu 192 Ceará, pois consigo colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Apesar da seriedade do trabalho, é um ambiente leve, no qual se consegue desenvolver sua atividade de forma tranquila e humanizada. Você vê que a saúde do paciente é o principal. Tudo o que é feito visa ao bem-estar do paciente e isso me deixa mais motivado”, diz o farmacêutico Anderson Moraes.

LEIA TAMBÉM: Dia do Farmacêutico: Saúde do Ceará reúne experiências exitosas em reconhecimento aos profissionais

“É uma área nova para mim, pois não trabalhava na parte de atendimento pré-hospitalar”, complementa Anderson. O profissional atua no Samu desde junho de 2022, ao lado do também farmacêutico Jeová Martins. Os dois foram aprovados no concurso da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e estão lotados na Base Polo do Serviço no Eusébio, vinculados à Coordenação Administrativo-financeira.

As bases fazem as solicitações de medicamentos por meio de sistema interno. O setor da Farmácia analisa cada pedido junto à equipe de Almoxarifado, observando o consumo de cada localidade.

As 20 Bases Polos do interior cearense, responsáveis por distribuir os insumos entre as Bases Satélites, realizam pedidos quinzenalmente; e as da Região Metropolitana de Fortaleza, semanalmente. Depois, é feita uma rota para a entrega dos medicamentos.