Em Santa Quitéria, profissionais do Samu 192 Ceará salvam bebê de engasgo

13 de janeiro de 2023 - 16:39 # # #

Texto: Fátima Holanda

Criança de um mês de idade foi salva nessa quinta-feira (12)

“Eu já admirava o trabalho dos profissionais do Samu 192. Depois desse atendimento, só tenho gratidão por todos”. O agradecimento é da recepcionista Juliana Siqueira, de 33 anos, mãe da pequena Helena Lima, de apenas um mês. Na noite de quinta-feira (12), trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, da Base de Santa Quitéria, salvaram a criança de um engasgo.

De acordo com a equipe assistencial, a recém-nascida apresentava baixa oxigenação e quase sem respiração. “A mãe chegou muito aflita à base. O pai da menina a acompanhava e, quando me viu, já foi colocando a criança no meu braço. Ele não sabia ainda o que estava acontecendo”, relatou o condutor socorrista Simão Chaves.

Segundo Juliana Siqueira, a situação ocorreu após a administração de um medicamento. A filha, então, começou a tossir e a ficar sem ar. “Eu não sabia com qual roupa estava vestida; estava muito desorientada. O que importava era salvar minha filha”, relembra.

Na ocasião, Simão Chaves colocou a bebê de bruços sobre seus braços. O profissional realizou a manobra de Heimlich, com compressões abdominais para desobstruir as vias aéreas. Na primeira tentativa, a pequena Helena já dava sinais de retorno da respiração.

A ocorrência foi a primeira do tipo vivenciada pelo condutor socorrista durante o plantão. Chaves atua há três anos na Base de Santa Quitéria. “Já atendi a vários casos, mas, como este, de salvar uma bebê, foi o mais emocionante. A responsabilidade estava nas minhas mãos”.

O técnico em Enfermagem Diassis Rodrigues auxiliou o atendimento. “Depois da manobra, a criança logo abriu os olhinhos, depois chorou, respirou e mudou de cor. Deu aquele suspiro e começou a chorar. O choro é alívio”, afirmou.

Por orientação da equipe, a família levou a criança em seguida ao hospital municipal de Santa Quitéria.

O Samu 192 Ceará integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sendo administrado pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia. A técnica é realizada de forma diferente em bebês e em crianças maiores de um ou dois anos. No caso de recém-nascido, deve-se colocá-lo de bruços, deitado em cima do antebraço do adulto; a cabeça deve estar virada para baixo.