Base do Samu 192 Ceará em Aracoiaba é entregue após reforma

11 de janeiro de 2023 - 16:00 # # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

Gestores do Samu 192 Ceará estiveram na manhã desta quarta-feira, 11, na entrega da reforma da Base Satélite de Aracoiaba. A base foi implantada no município em 2011 e integra a Central de Regulação de Urgência (CRU) do Eusébio.

O médico Gilvan Júnior destacou a relevância do investimento. “Quem conhece a realidade do Samu, sabe que passamos o dia, noite e madrugada na estrada. Temos uma rotina muito árdua. Então, chegar no repouso que tem um local seguro é muito importante”, disse.

“Somente através de uma parceria efetiva entre o Samu Ceará e o município vamos conseguir levar um atendimento de melhor qualidade à população”, afirmou Nilson Mendonça Filho, superintendente do Samu Ceará, durante o evento. “É fundamental que a gestão municipal tenha essa visão com os profissionais, que ofereça uma base com conforto adequado. Reforço o nosso intuito de fortalecer essa parceria, fazer que cresça ainda mais”, prosseguiu.

O prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, também esteve no local e agradeceu às equipes do Samu 192 Ceará pelo trabalho realizado. “Os profissionais são os grandes responsáveis por salvar muitas vidas, não só em Aracoiaba, mas no Ceará todo. Vocês ajudam a fazer a gestão pública em relação à Saúde”, enfatizou.

Aracoiaba e outros oito municípios têm suas bases coordenadas pela Base Polo de Maracanaú – que em 2021 teve 782 ocorrências, entre atendimento e transferência pré-hospitalar (APH).

O evento desta quarta-feira contou com a presença do coordenador da Macrorregional do Eusébio do Samu 192, Jefferson Oliveira; da gerente da Unidade de Operação, Qualidade e Segurança do Paciente, Amanda Couto; da gerente de Base de Maracanaú, Janete Rocha; do secretário de Saúde de Aracoiaba, Valdson Aquino; vereadores; profissionais do Samu 192 Ceará e da secretaria municipal de saúde.

Depois da solenidade na Base de Aracoiaba, os gestores do Samu 192 Ceará visitaram o Hospital e Maternidade Santa Isabel ao lado do secretário de Saúde do município, Valdson Aquino.

O Samu 192 tem gestão tripartite, isto é, com responsabilidades divididas entre as três esferas: Federal, Estadual e Municipal. Cada uma tem suas funções e limites de atuação. O Governo Federal fornece as ambulâncias, já ao Estado cabe contratar os profissionais de saúde e garantir a manutenção da frota. Os municípios são responsáveis por disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local.