Gestores do Samu 192 Ceará apresentam o Serviço a secretários municipais de Saúde

15 de dezembro de 2022 - 13:04 # # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

Evento foi realizado na última sexta-feira (9), em Fortaleza

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará foi pauta da última reunião ampliada de 2022 do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), realizada na sexta-feira (9) em Fortaleza.

O superintendente Nilson Mendonça Filho – ao lado do coordenador médico do Samu Ceará, Breno Novais – apresentou a mais de cem gestores municipais o trabalho desenvolvido e as melhorias implementadas. “Somente por meio do diálogo e da cooperação é que vamos conseguir qualificar a assistência do atendimento pré-hospitalar à população cearense”, explica Mendonça.

“Ter os gestores do Samu 192 Ceará nesse diálogo aberto e respeitoso com os secretários de Saúde fica melhor para entender o Serviço. E mostra que há uma vontade muito grande dessa gestão do Samu Ceará em acertar e fazer um trabalho de qualidade, ainda mais do que já é”, afirma a presidente do Cosems-CE, Sayonara Cidade. Titular da Saúde em Baturité, ela reforça que o atendimento pré-hospital é de grande importância para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios e destaca a capilaridade do Samu Ceará, a maior do Brasil.

Na reunião, Mendonça mostrou a composição atual da rede do Serviço, com três Centrais de Regulação das Urgências (CRU Eusébio, CRU Juazeiro do Norte e CRU Sobral), 121 Bases de Apoio e 164 unidades móveis, sendo três de resgate aeromédico, 29 Unidades de Suporte Avançado (USAs), 131 de Suporte Básico (USBs) e três motolâncias.

O gestor também detalhou as mudanças implementadas desde que o Serviço passou a ser administrado, em abril deste ano, pela Fundação Regional de Saúde do Ceará  (Funsaúde), integrante da administração indireta do Estado, sendo vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A titular da Saúde de Horizonte, Lúcia Gondim, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Parabenizo-os, Nilson e Breno, porque estão indo aos municípios para conversar com prefeitos e secretários de Saúde. Isso já é algo bastante grandioso, e reconheço que essa nova gestão do Samu 192 Ceará está começando a fazer diferença”.