Em 2022, mais de 380 pacientes foram beneficiados com uso de trombolítico nas ambulâncias do Samu Ceará

15 de dezembro de 2022 - 13:12 # # # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

Medicamento é administrado de forma precoce nas ambulâncias

Em quase seis anos, 1.676 pacientes no Ceará já foram beneficiados com o uso do trombolítico em atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Capaz de desobstruir a artéria afetada pelo infarto agudo do miocárdio (IAM), o medicamento é administrado de forma precoce nas ambulâncias, aumentando as chances de sobrevivência e reduzindo possíveis sequelas.

LEIA TAMBÉM: Samu 192 Ceará usa tratamento trombolítico para reduzir danos em pacientes com infarto agudo do miocárdio

Maria Betânia Oliveira, de 55 anos, moradora de Jaguaribe, município distante 295 km de Fortaleza, está entre os 387 pacientes que foram beneficiados pelo uso do trombolítico em 2022. Era começo da noite do dia 1º de novembro quando ela sentiu dor no lado esquerdo do peito, irradiando até o braço. Procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município, onde a equipe de saúde diagnosticou o infarto.

A paciente foi transferida para o Hospital de Messejana, na Capital, referência em Cardiologia na rede da Secretaria da Saúde do Ceará, e já na ambulância fez uso do medicamento. “Logo depois que foi aplicado já senti melhora. Foi um bom atendimento, ocorreu tudo bem, e hoje posso contar a história. Foi uma benção”, comemora.

Jefferson Oliveira, médico e gerente da Central de Regulação das Urgências do Eusébio, na Região Metropolitana, relembra a primeira vez que administrou a medicação em um atendimento, no primeiro semestre de 2018. “O paciente estava em uma cidade distante 150 km de um hospital com referência em Cardiologia. E, em poucas horas do início dos sintomas, vinha apresentando deterioração clínica e piora da dor no peito, apesar das medicações já administradas. Era um paciente que precisava com emergência passar por um cateterismo e, uma vez elegível ao tratamento, realizamos o trombolítico nele, além das devidas monitorizações”, afirma.

“A minha sensação foi de gratidão por ter disponível o medicamento na ambulância do Samu 192 Ceará, uma substância de alto custo que pode melhorar consideravelmente as chances de vida, a manutenção da saúde e a qualidade de vida do paciente em caso de um IAM”, continua Jefferson.

Rede de assistência

Para a oferta do medicamento, uma rede de assistência ao paciente infartado foi estruturada. Além do equipamento móvel, que funciona 24h, incluindo feriados, uma equipe de cardiologistas do Hospital de Messejana monitora em tempo real as ocorrências.

O IAM ocorre quando a artéria que irriga o coração sofre uma obstrução. O sangue não consegue levar oxigênio para o órgão, provocando necrose (morte celular ou de tecidos).

O Samu 192 Ceará é gerido pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde) e vinculado à Sesa.