Novo monitoramento de frota do Samu 192 Ceará melhora cobertura assistencial

8 de dezembro de 2022 - 11:29 # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

Sistema agiliza consertos de veículos e permite redistribuição em tempo real das ambulâncias pelas regiões do Estado, cobrindo vazios assistenciais.

Responsável pela maior cobertura do Brasil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará adotou em junho último um novo modelo de gerenciamento e controle de frota, com manutenção preventiva e corretiva. Em reunião realizada no dia 22 de novembro, a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Sead), Tânia Coelho, o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, assessores da gestão pública e representantes de oficinas que prestam serviços avaliaram as mudanças e alinharam o fluxo de ações, garantindo avanços no processo.

O sistema do Samu 192 Ceará acompanha, diariamente, a frota das ambulâncias que está ativa por região, bem como problemas mecânicos apresentados. Dessa forma, é possível, inclusive, monitorar as localidades que apresentam déficit de viaturas. O programa também mostra um histórico de cotação de peças, permitindo eficiência e diminuição de custos.

Os representantes das oficinas destacaram a agilidade e a eficiência do fluxo de manutenção das viaturas. “São ações que estão levando a eficiência no setor de transporte do Samu 192 Ceará, que mostram uma nova cara da gestão”, destaca o médico Nilson Mendonça Filho, que assumiu em agosto a superintendência do serviço.

Para a Coordenadora Administrativo-Financeira do Samu 192 Ceará, Ana Cláudia Morais, “as mudanças implantadas pela equipe administrativa junto ao novo processo para o gerenciamento da frota são de fundamental importância para otimizar prazos, conquistar economia e transparência nos orçamentos aprovados”.

A portaria do programa de manutenção preventiva e corretiva de veículos automotores, maquinários e equipamentos foi divulgada no Diário Oficial do Estado, no dia 14 de março deste ano. O documento contém todas as informações da regulamentação das autorizações dos serviços de manutenção. Desde abril de 2022, o Samu 192 Ceará é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará.