Técnica de Enfermagem do Trabalho do Samu Ceará destaca atuação com empatia e humanização

25 de novembro de 2022 - 10:31 # # #

Foto: Divulgação

Todo ambiente laboral, independentemente do segmento, requer atenção no que diz respeito à segurança e ao bem-estar das pessoas envolvidas. Na área da Saúde, esse cuidado não seria diferente e demanda uma atuação diferenciada do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, cujo dia é comemorado no próximo domingo, 27 de novembro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), implantou o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em junho deste ano. A meta principal é cuidar e preservar do melhor e maior conjunto de bens do serviço: a segurança e saúde física e mental dos profissionais do Samu 192 Ceará no ambiente de trabalho.

Uma das principais funções do Sesmt é promover as medidas de saúde ocupacional, com importante atuação para contribuir com um ambiente seguro de trabalho. É dessa forma que são evitados acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, favorecendo a saúde do trabalhador.

A técnica de Enfermagem do Trabalho do Samu Ceará, Jacqueline Evangelista, prioriza as habilidades, conhecimentos e uma dinâmica diferenciada. O serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) exige esforços. A profissional acredita que a saúde e segurança são uma tarefa conjunta, na qual as conquistas são visíveis.

O Samu Ceará cobre 100% dos municípios do Estado, exceto a capital Fortaleza, onde é municipalizado. Atualmente, possui três Centrais de Regulação das Urgências: a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza; Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral. Ao todo, são 121 Bases de Apoio e 164 unidades móveis, sendo três de resgate aeromédico, 29 USAs, 131 USBs e três motolâncias.

“Ser profissional da saúde e segurança do trabalho é ser referência no cuidado do trabalhador, em que priorizo a empatia, a humanização e a eficiência técnica do cuidado. Resultando em uma honra, estar fazendo parte da família Samu 192 Ceará”, destaca Evangelista.

Além da Técnica de Enfermagem do Trabalho, o Samu Ceará conta com mais dois profissionais no Sesmt, um técnico de enfermagem do trabalho e um médico do trabalho.