Ouvidoria do Samu 192 Ceará recebe manifestações do público externo e interno

19 de outubro de 2022 - 10:13 # # # #

Arte gráfica: Thiago Freitas

A Ouvidoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará é responsável pelo acolhimento, tratamento (encaminhamento para análise dos setores internos da instituição) e resposta às manifestações recebidas pelo público interno e externo. Atua ainda no acompanhamento de processos participativos, como pesquisas, consultas, audiências, entre outros. Para a ouvidora do Samu 192 Ceará, Isabel Sousa, o serviço tem cumprido seu papel de ser ponte, especialmente em relação ao público externo com a gestão do serviço.

O acesso ao canal pode ser feito por telefone, pelo número (85) 3260-3849, por e-mail, pelo endereço ouvidoria@samu.saude.ce.gov.br. O contato também pode ser realizado por meio da Central de Atendimento 155 (segunda à sexta das 7h às 20h), Ouvidoria Sesa, pelo número gratuito 0800 2751520, Portal Ceará Transparente, pelo Ceará App (aplicativo do Governo do Ceará) e pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) 136. As manifestações são analisadas e designadas, conforme os dados, pela ouvidora. Após esse processo, são encaminhadas aos setores do Samu 192 Ceará para as devidas providências. Todos os procedimentos são acompanhados pela ouvidora, que informa ao usuário as medidas adotadas de acordo com cada ocorrência.

“É muito gratificante promovermos o controle e participação social, bem como repassarmos o reconhecimento, via elogios, ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde da ponta. Ainda permanece o desafio de divulgarmos o canal da Ouvidoria do Samu para recebermos sugestões e elogios”, destaca Isabel.

As denúncias direcionadas a qualquer colaborador (a) do Samu 192 Ceará devem ser encaminhadas à Ouvidoria do Serviço, que dará o devido tratamento e acompanhamento dos encaminhamentos adotados. Em seguida, a resposta é encaminhada ao manifestante, quando não se tratar de manifestação anônima.

De janeiro até setembro deste ano, a Ouvidoria do Samu Ceará recebeu 163 manifestações através de e-mail, pelo canal 155 e também pelo Ceará Transparente. Entre essas manifestações, o destaque vai para a solicitação de informações, elogios e reclamações.

O serviço é coordenado pela Ouvidoria da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), vinculada ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado do Ceará, e ainda é parte integrante da Rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Esta estrutura segue o Decreto Estadual Nº 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, em consonância com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).