Domingo (16) tem Samuzinho no Parque Estadual do Cocó

14 de outubro de 2022 - 08:44 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sema
Texto: Tarcília Rego
Foto: Fátima Holanda/Samu Ceará

O Dia da Criança pode seguir sendo comemorado na manhã deste domingo, 16 de outubro, em mais uma edição do Viva o Parque (VOP). O projeto do governo do Ceará, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema),em Unidades de Conservação (UCs) estaduais, é uma opção de lazer, gratuita, para toda a família. Em Fortaleza tem VOP no Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. Em Caucaia, no Parque Estadual Botânico do Ceará  e no Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha.

Viva o Parque propicia aos cearenses a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, massoterapia, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada, jogos de tabuleiro, beach tênis e outras mais.

Projeto Samuzinho

Excepcionalmente, neste domingo, no Cocó, além da programação do Viva o Parque, crianças e adultos, de uma maneira  descontraída,  vão poder aprender  os procedimentos corretos a serem realizados em situações de emergência. O Projeto Samuzinho, idealizado pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará,estará na UC, fornecendo informações sobre como proceder em casos de desmaio, engasgo, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, AVC, ataque por animais peçonhentos, queimadura, afogamento, acidentes etc.

A equipe do Projeto Samuzinho ficará, de 8h  às 11h, na “calçada alta” do Parque, na entrada da Padre Antônio Tomás, para atender, especialmente, a criançada.O projeto também contribui para reflexões sobre a importância da vida, cidadania, meio ambiente, além de tratar uma questão muito importante:  como comunicar adequadamente a solicitação de ajuda. O Samu 192 Ceará é  gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Estado.

Barco e bosque

Os visitantes do Cocó ainda têm a opção de navegar no rio que deu nome ao Parque. Tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e um outro, de duas horas. Estes dois últimos fazem  parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio pelo telefone: (85) 98527.8216.  Além do rio, tem o Bosque do Bom Viver, um espaço com um minicampo de golfe, mesas para dama e xadrez, e uma cancha de bocha, ideal para os papais e as mamães também.

No Crato, as comemorações pelo Dia da Criança acontecem neste domingo. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público prefere os pedalinhos no espelho d’água e os quiosques que proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família. São 6 km de trilhas em meio à natureza. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades. Na ARIE do Curió, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

SERVIÇO: Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

ARIE Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante-Crato