Samu Ceará realiza treinamento para salvar pessoa engasgada

11 de outubro de 2022 - 09:18 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto e fotos: Fátima Holanda


O Serviço tem a responsabilidade social de oferecer educação em urgência a seus profissionais e à sociedade

Profissionais do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará capacitaram, na última sexta-feira (7), trabalhadores do Sistema Verdes Mares sobre técnicas de primeiros socorros para situações de engasgo. No Brasil, o problema é uma das principais causas de mortalidade entre crianças abaixo de 4 anos. E, embora com menor predominância, atinge todas as faixas etárias.

O Coordenador do NEU, Yury Tavares, ministrou aula teórica e prática de como proceder com bebês, crianças e adultos. Ele e as profissionais de saúde presentes mostraram as manobras internacionalmente preconizadas. Além de aprender as técnicas, os funcionários que integram a brigada de incêndio tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.

VEJA TAMBÉM: Médico do Samu Ceará ensina como desengasgar bebês utilizando a manobra de Heimlich

Para Yury, “realizar um treinamento em uma empresa deste porte, com a importância que tem na disseminação de informações, é extremamente gratificante”. “A capacitação foi muito boa, tivemos uma turma muito participativa, uma equipe engajada com muita vontade de disseminar os conhecimentos adquiridos”, pontua.


Em 2022, o Núcleo de Educação em Urgências do Samu Ceará realizou 31 treinamentos de ‘Suporte Básico de Vida’

O Samu 192, que integra a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é gerido pela Fundação Regional de Saúde, tem a responsabilidade social de oferecer educação em urgência aos seus profissionais e à população em geral.

“É um treinamento muito interessante e válido. Todas as empresas deveriam adotar, pois, além de salvar vidas, capacita você para ajudar pessoas e multiplicar informações – até para a vida pessoal em casa. O mais importante de fato é salvar vidas, mas ser multiplicador de informação também é muito relevante”, destaca Marília Barreto, analista de processos sênior do SVM.

Neste ano, o Núcleo de Educação em Urgências já realizou 31 treinamentos de Suporte Básico de Vida, que envolve manejo de pessoas com parada cardiorrespiratória e obstrução de vias aéreas.

“Aqui, temos esses time de brigada de incêndio que está fazendo o treinamento de brigadista, salvamento e emergência. Sair de dentro da empresa e levar isso para vida também é bastante essencial. É sempre bom se atualizar porque numa situação real tem o fator emoção, então, quanto mais segurança tivermos na técnica, melhor. Ter essa equipe do Samu 192 Ceará treinando os colaboradores foi muito bom, pois eles têm experiência na prática e vivenciam isso na rotina”, avalia Marília.

“Os colaboradores tiraram dúvidas comuns; ajudamos a esclarecer algumas lendas que a população dissemina quanto ao atendimento do engasgo, como evitar tentar colocar o dedo ou algum objeto na boca na tentativa de retirada de algum corpo estranho. Estas e outras invenções devem ser esclarecidas para que o atendimento seja o mais rápido e correto possível”, esclarece Tavares.

Em caso de engasgo, o Samu 192 Ceará pode ser acionado pelo número 192.