Samu Ceará abre inscrições para palestra “Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar do AVC: o que mudou?”

11 de outubro de 2022 - 12:47 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda
Arte gráfica: Thiago Freitas


Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará está com inscrições abertas para os interessados em assistir à palestra on-line Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar do Acidente Vascular Cerebral (AVC): o que mudou?, ministrada pela enfermeira intensivista Aparecida Chagas e direcionada aos profissionais de saúde dos setores público e privado. A iniciativa vai ser realizada em duas datas, 17 e 24 de outubro – mês em que se celebra o Dia Mundial do AVC, no sábado (29).

Há cinco anos, o Samu adotou um novo protocolo, orientado pelo Ministério da Saúde (MS), para o paciente vítima do AVC, garantindo a padronização da intervenção e da regulação médica dos casos, bem como do relatório de atendimento específico do agravo. Com base nas literaturas mais atuais, o protocolo estadual inseriu a administração do medicamento trombolítico, orientando desde o início dos sintomas até a infusão da medicação, de até 4 horas e meia.

LEIA TAMBÉM: Samu 192 Ceará usa tratamento trombolítico há cinco anos para reduzir danos em pacientes com infarto agudo do miocárdio

A palestrante Aparecida Chagas integra a equipe do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará, é professora, foi responsável pela estruturação do Serviço de Enfermagem da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), além de ser autora e organizadora do livro Diálogos sobre AVC: compartilhando saberes e práticas. .

O Samu 192 Ceará, gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou 3.889 atendimentos de casos de AVC em 2021 em todo o território cearense e, neste ano, 2.692 assistências foram registradas até setembro. O atendimento de um paciente com problema neurológico agudo deve ser feito o mais rápido e ágil possível. A identificação precoce reduz riscos e sequelas.

Serviço

Palestra on-line: Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar do Acidente Vascular Cerebral (AVC): o que mudou?
Para participar, o profissional deve escolher um dos dias e fazer a inscrição:
Inscreva-se para assistir à palestra do dia 17 de outubro, às 14h
Inscreva-se para assistir à palestra do dia 24 de outubro, às 20h