Profissionais do Samu 192 da Central de Regulação de Urgência de Juazeiro do Norte salvam recém-nascida de engasgo após atendimento por telefone

12 de abril de 2022 - 10:02 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda
Foto: Divulgação/Samu 192 Ceará

No começo da tarde do último domingo, 10, por volta das 12h45min, a Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu 192 (Samu 192) Ceará, em Juazeiro do Norte, recebeu um chamado para atendimento de uma bebê.

A recém-nascida de 18 dias, moradora de Lavras da Mangabeira, estava começando a comprometer os sinais vitais após engasgo decorrente da amamentação. O médico de plantão da CRU, Álvaro Carvalho, atendeu o chamado e prestou as primeiras orientações para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, procedimento padrão em caso de engasgo em bebê.

“Pedi para que colocasse a criança de bruços sobre os seus braços, e fizesse manobras de massagens para que ajudasse a desobstruir as vias aéreas”, explica Carvalho.

Com as orientações e o acompanhamento do médico, por telefone, o pai da criança, 21 anos, conseguiu realizar a manobra da forma correta, desobstruindo as vias aéreas. A ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) chegou à residência logo em seguida e deu continuidade ao atendimento, levando o bebê até o hospital municipal da cidade.

“É muito gratificante a gente ter oportunidade de ajudar e salvar uma vida dessa forma, e ainda mais sendo uma criança de 18 dias de vida. Isso nos engrandece e nos deixa muito feliz em poder compor o Samu 192, e ajudar a população dessa forma tão maravilhosa”, disse Álvaro

O pai da recém-nascida ficou grato e reconheceu a agilidade e rapidez do atendimento do Samu 192, bem como as orientações transmitidas, ainda por telefone, que foram essenciais para salvar o filho. “O médico que me ajudou por telefone foi bastante atencioso e deu assistência necessária”, relata o pai.

Heimlich

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.