Profissionais do Samu 192 da Região do Cariri realizam treinamento para os policiais do Bepi

14 de março de 2022 - 13:36 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Fátima Holanda
Foto: Divulgação/Samu 192 Ceará

Na última sexta-feira, 11, teve início o primeiro módulo do curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH) para os profissionais do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) onde se estendeu até domingo, 13.

A capacitação é ministrada por médicos e enfermeiros da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Cariri, equipamento do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Dez profissionais de saúde do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu 192 na região que vão treinar essa equipe da Polícia Militar.

Para o Coordenador médico do Samu 192 Ceará na Região do Cariri, Marco Rulim, “o treinamento é direcionado a um grupamento militar para que possam identificar situações de urgência e emergência e possam saber o que fazer e o que não fazer nessas situações”.

Os objetivos do curso é favorecer o nível de especialização técnico-profissional dos policiais militares, desenvolver um protocolo de atendimento operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Policial (APHP), considerando a realidade operacional do policiamento que trabalha na zona rural. Além disso, pretende desenvolver a habilidade de aplicações de APH, técnicas para promover estabilidade do paciente e transportá-lo para uma unidade de saúde mais próxima. Por fim, realizar a padronização de protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar Policial da conduta e atuação nos primeiros socorros.

A capacitação é uma parceria dos órgãos da Secretaria da Saúde do Ceará e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). É a primeira vez que é realizado um curso desse porte voltado aos profissionais de segurança.

“O curso abrange informações desde hemorragias até lidar com acidentes por animais peçonhentos. E aproxima as instituições que muitas vezes trabalham em ocorrências incomum, então é muito gratificante para todos os profissionais do Samu 192 Ceará”, finaliza Marco.

No processo formativo, os policiais conheceram as habilidades básicas de salvamento do Samu 192, para vítimas de trauma em ambiente de combate; estancamento de hemorragias, em estações práticas de avaliação rápida de vítimas; técnicas e manobras para situações que envolvam engasgos e afogamentos. O conteúdo aborda ainda o manejo voltado para as situações de parada cardiorrespiratória, desmaio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), estabilização e transporte de vítimas de trauma. Haverá também treinamento para atendimento de primeiros socorros nos casos de picadas de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas, principalmente no período de chuvas aumentam o aparecimento desses bichos.