Central de Regulação de Urgência do Samu 192 Ceará de Sobral completa um ano de funcionamento

9 de março de 2022 - 11:21 # # # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

“A CRU de Sobral nasceu em um momento de crise, no meio da pandemia de covid-19, e enfrentou vários desafios”, lembrou o diretor-geral Khail Feitosa

Central de Regulação de Urgência (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará), em Sobral, completou um ano de funcionamento nessa terça-feira (8). A solenidade de celebração pela data contou com a presença da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Tânia Coelho, do diretor-geral do Samu 192 Ceará, Khalil Feitosa, e de colaboradores da unidade.

Feitosa iniciou sua fala parabenizando todas as profissionais pelo Dia Internacional da Mulher. “Hoje, nossa gestão é feita, em grande parte, por mulheres, bem como a gestão da saúde no Estado do Ceará”, reconheceu.

A secretária executiva, Tânia Coelho, destacou a missão que todos os trabalhadores desempenham. “Nós que atuamos na área da Saúde temos o poder de transformar a vida das pessoas com a nossa profissão. Vocês não sabem o impacto que tem o serviço do Samu na comunidade. E estamos com um projeto de fortalecer ainda mais”, destacou.

Em um ano de funcionamento, a CRU de Sobral atendeu 16.353 ocorrências, entre atendimentos e transferências de pacientes

Até março de 2021, os chamados da Região Norte eram regulados pela Central de Regulação de Urgência do Eusébio. Em um ano de funcionamento, a CRU de Sobral atendeu 16.353 ocorrências, entre atendimentos e transferências de pacientes. A atuação compreende 55 municípios da Região Norte, com uma população de 1.677.641 pessoas. São 32 bases e uma frota de 43 veículos, sendo 8 Unidades de Suporte Avançado (USA), 34 Unidades de Suporte Básico (USB), um “aeromédico” e uma “motolância”.

“A CRU de Sobral nasceu em um momento de crise, no meio da pandemia de covid-19, e enfrentou vários desafios”, lembrou o diretor-geral Khail Feitosa. “Sei que tenho uma equipe que gosta de vestir essa farda, que tem orgulho de andar por aí com o macacão e dizer que se orgulha de trabalhar no Samu 192 Ceará”, acrescentou.

Durante a solenidade, a secretária de Saúde de Sobral, Regina Carvalho, agradeceu a parceria do Samu 192 Ceará, que iniciou a gestão do serviço na cidade em junho de 2020.

Também participaram do evento o coordenador médico do Samu 192 Ceará na Região Norte, Giovanni Andrade, a superintendente de Saúde da Região Norte, Mônica Lima, o diretor do Hospital Regional Norte (HRN), Daniel Hardy, e os coordenadores de Base.

A cerimônia contou com a presença dos profissionais do Samu 192 Ceará de Sobral

O encerramento do evento teve a participação de Diego Rocha, condutor socorrista da Base do Samu de Acaraú, que se apresentou tocando violino, além do Grupo de Trabalho de Artes da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia (ESP/VS), com apresentação da personagem Boneca Nena, descontraindo os convidados.

Além de Sobral, o Samu 192 Ceará possui, atualmente, mais duas Centrais de Regulação das Urgências: uma no Eusébio, responsável pela regulação das Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; e outra em Juazeiro do Norte, que regula toda a Região de Saúde do Cariri.