Entre 2020 e 2022, profissionais do Samu 192 Ceará atendem quase 20 mil ocorrências de pacientes com covid-19

11 de fevereiro de 2022 - 11:13 # # # # #

Texto/Fotos: Fátima Holanda

Em janeiro deste ano, 530 assistências a pacientes com a doença foram prestadas pelo Serviço

Desde o começo da pandemia de covid-19, em março de 2020, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) tem sido fundamental para a assistência de pessoas acometidas pelo coronavírus. De lá até agora, foram 19.194 ocorrências, entre atendimentos e transferências de pacientes.

O médico regulador e intervencionista da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Cariri, Mário Gustavo Nóbrega, foi o primeiro profissional do Samu na região a atender um paciente com a doença. Morador de Acopiara, município distante cerca de 350 km de Fortaleza, o homem de aproximadamente 55 anos apresentava sintomas gripais, dispneia e baixa saturação.

Na época, o usuário foi transferido para o Hospital Regional do Cariri (HRC), também da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), unidade referência para o atendimento de pacientes com covid-19.

“Essa experiência marca muito, pois fui o primeiro a ser acionado. Era meu plantão. Eu tinha obrigação médica de salvar, apesar de que tudo era ainda muito novo. Tive de pedir apoio ao diretor-geral do Samu para saber como lidar com esse caso. Foi um grande desafio”, recorda Nóbrega.

Até então, profissionais de saúde que atuam no Samu Ceará estavam habituados a atender situações de urgência e emergência da população, como ocorrências de trânsito, acidente vascular cerebral (AVC), queimaduras graves e engasgos.

Nóbrega lembra bem do início dos primeiros atendimentos de pacientes com covid-19, das incertezas e do medo que alguns colaboradores sentiam diante do desconhecido. Àquela época, os profissionais de saúde e a sociedade pouco sabiam sobre a doença. “Gosto de lembrar que tive medo de atender essa ocorrência, mas o medo é importante porque, na ocasião, me deu forças”, relembra, afirmando que, naquele período, os trabalhadores já obedeciam a alguns protocolos, como o de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Capacitações

Para que as assistências fossem realizadas com segurança, diretrizes e procedimentos foram adotados. Os profissionais de saúde do Samu Ceará passaram, por exemplo, por treinamentos, por meio de lives, que abordavam técnicas de atendimento seguro, manuseio do paciente, paramentação e desparamentação e higienização correta das mãos.

Profissionais do Samu Ceará realizam capacitações com frequência

Em 2020, foram realizados 6.132 suportes a pacientes com a doença, incluindo transferências a unidades de maior complexidade. Somente em junho daquele ano, pico da primeira onda, foram realizadas 1.164 ocorrências, entre atendimentos e transferências inter-hospitalares.

Já em 2021, considerando o mês de abril, durante o pico da segunda onda de covid-19 no Estado, os profissionais atenderam 2.575 ocorrências. Foi mais do que o dobro do registrado no momento mais agudo da onda anterior. No ano passado, foram realizados 12.532 atendimentos e transferências de pessoas com a síndrome respiratória. Em janeiro deste ano, 530 assistências foram prestadas pelo Serviço.