Samu 192 Ceará completa 14 anos de serviço atendendo a quase três milhões de chamados

2 de fevereiro de 2022 - 16:48 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto: Mariane Dantas
Fotos: Tatiana Fortes


Em 2021, em meio à pandemia de covid-19, o Serviço bateu recorde de atendimentos e transferências, somando 84.683 ocorrências

Desde o ano de 2008, a população cearense conta com um importante reforço dentro da política de atenção às urgências e emergências. Após a inauguração oficial do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará), em 30 de janeiro, há 14 anos, o equipamento contabiliza 2.973.901 chamados ao 192 e 460.955 atendimentos e transferências inter-hospitalares – quando há o deslocamento de equipes por meio de uma unidade móvel – em todo o Estado.

Durante quase uma década e meia, o Serviço vem recebendo investimentos do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o que permitiu sua expansão para 100% dos municípios cearenses entre o fim de 2020 e início de 2021. Foi neste período, inclusive, que houve a aquisição de novas ambulâncias e a inclusão da região de Sobral, onde o equipamento era municipalizado, à rede estadual.

Em 2021, em meio à pandemia de covid-19, o Samu bateu recorde de atendimentos e transferências, somando 84.683 ocorrências. O quantitativo representa o aumento de 32,1% em relação aos atendimentos de 2020 (64.071) e de 56,4% se comparado aos registros de 2019 (54.151). A doença respiratória foi a principal causa da procura de pacientes pelo Serviço no ano passado, com 16.474 assistências, entre atendimentos e transferências inter-hospitalares. A maior parte das demandas ocorreu nos meses de março a junho, quando o Ceará passava pelo segundo pico do período pandêmico.

“A covid-19 mudou nossa rotina à medida que ampliou em muito a demanda. Mas acredito que também consolidou o Samu como um política essencial à saúde da população, um serviço que hoje é reconhecido pelos usuários”, ressalta a enfermeira e coordenadora da base Crateús, Elisângela Rodrigues.


O Samu 192 Ceará pode ser acionado em ocorrências de urgência ou emergência, como acidentes automobilísticos, suspeitas de AVC, infarto, surtos psiquiátricos, entre outras

Com cerca de dois mil colaboradores, entre socorristas, técnicos em Enfermagem, enfermeiros e médicos, o Samu Ceará possui 121 bases de apoio espalhadas em todo o Estado, sob três Centrais de Regulação de Urgências que se localizam nas principais regiões: Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral.

Para o diretor-geral do Samu, o médico emergencista Khalil Feitosa, o sentimento que se sobrepõe é gratidão. “Só conhece a realidade do Samu quem já esteve de madrugada na chuva, com o joelho no asfalto, fazendo resgate; quem já esteve onze horas em uma ambulância fazendo a transferência de um caso grave; quem já fez resgate em condições e locais desfavoráveis; quem está numa mesa de regulação com dez solicitações ao mesmo tempo. O que é exceção para a maioria dos profissionais de saúde, para nós é rotina”, diz. “Eu não tenho dúvidas de que o ponto forte do Samu são as pessoas. Nosso passo agora é transformar o maior Samu do Brasil no melhor”, continua o gestor.

Quando acionar o Samu 192 Ceará

O Serviço pode ser demandado em ocorrências consideradas de urgência ou emergência, como acidentes automobilísticos, suspeitas de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, crises hipertensivas, afogamentos, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, intoxicação ou envenenamento, surtos psiquiátricos, agressões por arma de fogo ou arma branca, falta de ar intensa, transferência inter-hospitalar de doentes graves, entre outras. O Samu Ceará pode ser acionado por meio do número 192.