Bases do Samu das regiões Metropolitana e Sertão Central recebem seis ventiladores mecânicos para qualificar atendimento

26 de novembro de 2021 - 16:00 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto:/Foto Mariane Dantas


O Núcleo de Ensino de Urgências do Samu orientaram profissionais do Serviço sobre o manuseio correto dos equipamentos

Com o intuito de garantir melhorias no atendimento às urgências e emergências nas Unidades de Suporte Avançado (USA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entrega, nesta semana, ventiladores mecânicos para as bases da Região Metropolitana de Fortaleza e do Sertão Central.

De acordo com a diretora-geral do Serviço, Eliana Lima, seis dispositivos serão distribuídos às coordenadorias de base dos municípios de Eusébio, Maracanaú, Caucaia e Canindé, áreas que possuem maior abrangência populacional e com maior demanda de equipamentos. “Estamos contemplando as bases que, neste momento, têm maior demanda por novos aparelhos, mas trabalhando de forma contínua para garantir a manutenção e melhoria do serviço”, ressalta a gestora. Atualmente, o Samu conta com 120 bases reguladas por três centrais – Eusébio, Cariri e Sobral – que atendem aos 183 municípios nas cinco Regiões de Saúde, exceto Fortaleza, onde o serviço é municipalizado.

Cada USA possui ventilador mecânico, cardioversor, bomba de infusão, aspirador portátil, entre outros instrumentos. “Estamos muito felizes com o recebimento dos ventiladores. Os equipamentos de uma ambulância UTI são de alto custo e essenciais para o atendimento de casos graves. Quem é da área da Saúde, sabe a importância de cada aparelho para salvar vidas, especialmente em um serviço de atendimento pré-hospitalar como o Samu”, acrescenta a coordenadora da base de Caucaia, Janete Rocha.

Durante a entrega, os profissionais tiveram orientações do Núcleo de Ensino de Urgências do Samu (NEU) sobre o manuseio correto e as especificações dos modelos dos equipamentos para assegurar o bom uso e qualificar o atendimento à população.

Quando acionar o Samu 192 Ceará

O serviço pode ser demandado em ocorrências consideradas de urgência ou emergência, como acidentes automobilísticos, suspeitas de AVC, infarto, crises hipertensivas, afogamentos, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, intoxicação ou envenenamento, surtos psiquiátricos, agressões por arma de fogo ou arma branca, falta de ar intensa, transferência inter-hospitalar de doentes graves, entre outras. O Samu Ceará pode ser acionado por meio do número 192.