SAMU capacita profissionais em acidente com animais peçonhentos

28 de março de 2017 - 19:18

Nesta quarta-feira, 29, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) serão atualizados e capacitados no atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos. A capacitação será às 9 horas, na base do SAMU em Maracanaú, com a participação de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e condutores socorristas. A palestra será ministrada pelos técnicos Relrison Dias Ramalho e Ivan Luiz de Almeida, do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde do Estado.

Durante todos os dias do ano é preciso ter cuidado com os animais peçonhentos. E é muito comum, por exemplo, o aparecimento de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas no período de chuvas. Este ano, conforme a última atualização semanal de doenças compulsórias, da semana epidemiológica 11, de 12 a 18 de março, foram confirmados 366 acidentes por animais peçonhentos  no Ceará.

Prevenção

A melhor forma de evitar os acidentes com cobras, escorpiões, aranhas e outros bichos peçonhentos é a prevenção. Por isso é fundamental manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que o lixo e entulhos podem servir de abrigo para muitos destes animais.

Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos. Moradores de área rural e trabalhadores da agricultura não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações.

Serviço:
Capacitação de profissionais do SAMU em acidentes com animais peçonhentos
Dia: 29 de março de 2017
Hora: 9 horas
Local: SAMU Maracanaú – 127, Av. Contôrno Sul, 101 – Industrial

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara