Especialista forense ministra palestra para profissionais do SAMU

5 de dezembro de 2016 - 18:49

Nesta terça-feira, 6, o Serviço de Atedimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará), da rede pública do Governo do Estado, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizará palestra sobre atendimento em locais de suspeita de crime. A capacitação será no auditório do NEP, que fica na sede do SAMU Ceará 192, às 8 horas, para profissionais do SAMU Ceará e Fortaleza. Podem participar também profissionais de saúde e segurança pública que estiverem interessados. A palestra será ministrada pelo especialista Rômulo de Oliveira Lima, perito criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

“O objetivo é conscientizar os profissionais do SAMU Ceará a não mexerem no local de suspeita de crime, salvo em caso de real necessidade para atendimento à vítima, para não alterar o local do crime e dificultar o trabalho da perícia”, fala Rogério Giesta, coordenador do NEP/ SAMU 192 Ceará. E ressalta: “o trabalho no SAMU está intimamente ligado ao local de crime, e é muito importante que nossos profissionais saibam como agir nestes locais”.

O SAMU realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação, entre outros. Neste ano, até o mês de outubro, o SAMU 192 Ceará fez 32.549 atendimentos a diferentes tipos de ocorrências. O serviço coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado funciona 24 horas e está presente em 129 municípios.

 

Mais informações com o Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Ceará: (85) 3433-7434

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim / Marcus Sá / Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara